Embora quase ninguém saiba, o Dia Mundial sem Carne é comemorado em 20 de março. Neste ano, a data passaria mais uma vez sem muito alarde se não fosse uma campanha da Heineken, uma das mais conhecidas marcas de cerveja que existem. Em seu Instagram, a empresa lançou a proposta: “Neste Dia Mundial sem Carne, que tal comer e beber mais verde? A cerveja feita com água, malte, lúpulo e nada mais é a opção perfeita para o acompanhamento de hoje”.
A reação foi imediata. Pecuaristas de todos os tamanhos e outros representantes do agronegócio rebateram com a campanha Churrasco sem Heineken. “Com esta campanha, a empresa demonstra total desrespeito e desconsideração à pecuária brasileira, que é motivo de orgulho por ser a primeira pecuária comercial do mundo”, observou uma nota da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT). A associação lembrou ainda a importância que o setor teve em 2020 para que a economia brasileira não apresentasse resultados ainda mais negativos devidos aos prejuízos causados pela pandemia de coronavírus.
Depois da repercussão negativa, a empresa recuou. “Para não restarem dúvidas, além de água, malte e lúpulo, sabe qual nosso ingrediente secreto? O respeito por todos os gostos”, postou. Não deu muito certo. Na manhã desta segunda-feira, havia mais de 16 mil manifestações no Instagram, segundo a página do Portal DBO — revista especializada em pecuária — na mesma rede social.
“Lembrem-se que, antes de querer cortar a carne da alimentação, o álcool está lá em cima, no topo da pirâmide dos vilões da saúde”, rebateu Camila Telles, uma das maiores influenciadoras do agro no Brasil. “Sério que vocês querem instigar o pessoal a comer mais verde porque estão preocupados com a saúde?”
Ver essa foto no Instagram
“Nossa pecuária é extremamente verde, é uma pecuária de pasto”, afirmou Sergio Junqueira Germano, Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã (ABCT). “Para o leigo aquilo pode parecer apenas um capim, mas as gramínea são grandes consumidoras de carbono. É preciso entender como a carne no Brasil é feita. Bem diferente do que acontece em outros países, onde o gado fica confinado praticamente o tempo todo, aqui, a maioria dos animais pasteja 90% da sua vida”.
“Grandes corporações estão sendo vítimas de profissionais da comunicação despreparados”, escreveu no Twitter o engenheiro-agrônomo Maurício P. Nogueira, sócio e diretor da consultoria Athenagro. “Na ânsia de mostrarem resultados com as postagens, embarcam em mentiras, que se apoiam em bandeiras autointituladas justas, sustentáveis ou conscientes.”
Depois de citar uma série de pontos positivos da pecuária nacional, ele sugere: “Continuem fazendo cerveja. Vocês são bons nisso”. Em seguida, lembra que é possível substituir a cerveja em um churrasco. E pergunta: “Mas e a carne?”.
Grandes corporações estão sendo vítimas de profissionais da comunicação despreparados. Na ânsia de mostrarem resultados com as postagens, embarcam em mentiras, que se apoiam em bandeiras autointituladas justas, sustentáveis ou conscientes. @heinekenbr pic.twitter.com/3I1AlKLJLD
— Maurício P. Nogueira (@mpalmanogueira) March 21, 2021
JÁ EXISTE UM MOVIMENTO NO AGRO EM RELAÇAO Á ESPERADA DESCULPA DA CERVEJARIA: SÓMENTE ACEITAREMOS AS DESCULPAS NO MOMENTO EM QUE SUBSTITUIREM A ESTRELA VERMELHA POR UMA VERDE AMARELA
Quis lacrar e se ferrou!
Não tomo mais Heineken!!!!!!! Existe outras marcas. E a carne brasileira é uma só!!!! Já ficava incomodada com aquela maldita estrela vermelha!!!
Lacração e mais lacração…
Os idiotas estão tomando conta do mundo.
Vamos. Fazer diferente ?? E cadê o dia sem cerveja Heineken ? Sou do ramo agropecuária e agricultura e outras atividades ?
Não por serem capazes, mas porque são muitos
O que falta é, COMO SEMPRE, E-DU-CA-ÇÃO.
Informações corretas sobre tudo: neste caso, sobre agronegócio, agropecuária, sustentabilidade, questões relacionadas ao meio ambiente. E ter independência intelectual para enfrentar as patrulhas cada vez mais tiranas.
Quem lacra não lucra. Principalmente quem tem telhado de vidro. A cerveja em excesso é muito mais nociva à saúde do que uma boa picanha. Chega de hipocrisia.
Fazem tudo para desmoralizar o agronegócio brasileiro, mas o Brasil sabe que o agro é o orgulho do país!
Prefiro caipirinha
Na mesma moeda: boicote à Heineken. É só essa linguagem que essas empresas mimimi entendem.
Já não bebia Heineken mesmo, agora então.
Prefiro saborear um churrasco de miolo de alcatra, acompanhado por uma refrescante cerveja, cerveja Império. Em se tratando de marcas comerciais, é excelente e eu recomendo.
Já dei minha contribuição ao #churrascosemheineken.
Eh isso que dá contratar gente da lacroslandia.
Acho que o publicitário responsável perdeu o emprego, assim como o diretor da Heineken que aprovou essa baboseira!
Com certeza💛💚💛
A carne é alimento saudável e nutritivo, usada desde os tempos da caverna. Já o álcool pode viciar e tem zero valor nutritivo. Uma empresa irresponsável, com falácias, quis lacrar em rede social. Recebeu o troco que merece, tomara que o agro lembre disso quando for comprar cerveja.
Perfeita sua logomarca!
FORA PT
a impressão que fica é que a imprensa de esquerda está com saudades da dupla ,
Apedeuta versus poste 🤮
“Fora PT” é um consenso. Ou não? Ou já esqueceu?
Mas já que apresentou sua conclusão, coloca aqui sua via alternativa.
kkk. É isso aí! Temos que dar na testa desses imbecis logo de cara! Pronto! E isso é para qualquer tipo de boiolagem que inventem!