As pesquisas de bem-estar animal da pecuária leiteira ganharam nesta sexta-feira, 27, um novo aliado: o hub Silo — Inovação Aberta da Embrapa Gado de Leite. A iniciativa pretende reunir 12 startups e pesquisadores de 17 universidades para buscar soluções de problemas enfrentados pelo setor. Além disso, as novidades que serão desenvolvidas poderão aumentar a “felicidade” das vacas e, consequentemente, a produtividade dos animais.
Leia mais: “Robôs ordenham vacas sem intervenção humana”
O Campo Experimental da estatal, em Coronel Pacheco, Minas Gerais (MG), ganhou 9 quilômetros de fibra ótica e tecnologia sem fio. Essa melhora na conectividade deve contribuir para a captação e interpretação de dados a partir da Internet das Coisas, que permite a conexão e a comunicação entre diversos dispositivos.
Leia também: “EUA: rebanho leiteiro cresce e atinge maior patamar dos últimos 27 anos”
Novas agtechs também poderão surgir a partir do hub de inovação. Aliás, já está no radar um projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) com objetivo de monitorar a saúde de animais e que promete ser mais barato do que as soluções atuais.