publicidade
Agronegócio

Inflação: alimentos tornam a vida do brasileiro mais cara em 2024

IBGE mostra que o custo para se alimentar foi o que mais subiu no país

prato de arroz
Até o arroz subiu de preços em 2024 | Foto: Reprodução/Unsplash

Ao longo de 2024, ir ao supermercado se tornou mais caro. O aumento médio nos preços do alimentos aconteceu em todos os meses e se intensificou ainda mais em dezembro, com as festas de fim de ano. Os dados oficiais mostram: nada encareceu mais do que se alimentar.

A alta dos preços dos alimentos

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou um aumento de 4,8% na inflação em 2024. Ao mesmo tempo, o valor cobrado pelos alimentos subiu, em média, 7,7%. Nada teve alta maior no país nesse período. A educação, por exemplo, teve a segunda maior elevação (6,7%). E alguns grupos alimentares ficaram muito mais caros que a média — um exemplo é a carne.

Receba nossas atualizações

Ao contrário da promessa de Lula nas eleições de 2022, o preço da picanha subiu quase 9% ao longo do ano. E não foi esse o corte que ficou mais caro.

De modo geral, as carnes subiram cerca de 21%. O pior resultado foi o do acém, com alta de 25%. O preço do quilo da carne de porco e do frango também subiu: alta de 20% e 10,3%, respectivamente. Nem o arroz deu trégua, registrando aumento de 8,2%. Até mesmo preços como do óleo de soja, um dos alimentos mais básicos da culinária nacional, teve alta (29,2%) — é mais, por exemplo, do que o azeite (22,8%).

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade