O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou, nesta segunda-feira, 22, quatro novos frigoríficos que vão exportar carne de frango à Malásia. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou a novidade.
Agora, o mercado com critérios halal (palavra árabe que significa “permitir”) impostos pela Malásia, ou seja, que atendem ao mercado muçulmano, passa a contar com sete unidades brasileiras.
A autorização dada pelas autoridades sanitárias da Malásia chegou a quatro unidades frigoríficas do Brasil: duas unidades da BRF, uma da JBS Aves e uma da Vibra Agroindustrial.
As plantas (fábricas) estão localizadas em Mato Grosso do Sul, em Minas Gerais, no Paraná e no Rio Grande do Sul.
Leia mais: “Oferta de carne de frango no Brasil cresce acima da média mundial”
As unidades habilitadas se somam a outras três com autorização para embarcar produtos à Malásia. A saber, duas da BRF e uma da Jaguafrangos, localizadas em Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná.
Frigoríficos brasileiros são habilitados a exportar carne de frango
A Malásia é reconhecida internacionalmente como um dos mercados com os mais elevados critérios para produtos halal entre as nações de maioria islâmica. O país do sudeste asiático tem aumentado significativamente as suas importações de carne de frango do Brasil.
Leia também: “Avicultura do Brasil é a maior exportadora de carne frango do planeta”
Em 2023, o país malaio importou 13,6 mil toneladas, um volume 45,7% superior ao registrado no mesmo período de 2022.
“Mais que dobramos o número de frigoríficos habilitados a atender o mercado malásio, que deverá registrar bons incrementos nos volumes embarcados ao longo de 2024”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin. “É uma importante notícia para o Brasil, que é o maior exportador global de carne de frango halal e tem visto sua presença aumentar no mercado islâmico.”
+ Leia mais notícias do Agronegócio no Brasil