Nos últimos 25 anos, a oferta de carne de frango para o mercado interno do Brasil cresceu 70%. Ao mesmo tempo, a média mundial aumentou 50%, de acordo com os dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Assim, a oferta de carne de frango para a população do Brasil cresceu em ritmo superior e ao da média global. E há 25 anos, a disponibilidade per capita desse alimento para os brasileiros já era maior que a média mundial.
A disponibilidade desse tipo de proteína dentro do país fechou em 28 kg por habitante por ano em 1999. A média mundial, por sua vez, ficou em pouco menos de 9 kg. A quantidade per capita nacional fechou próxima dos 49 kg em 2023 — e para ficou em cerca de 12 kg para cada morador do planeta.
‘Explosão’ da oferta de carne de frango no Brasil
O mercado brasileiro é abastecido pelo agronegócio nacional nacional, que passou por um boom nos últimos 25 anos. A produção local recebeu um impulso exponencial das exportações, conforme mostram os números do USDA.
De acordo com o departamento norte-americano, o país exportou 735 mil toneladas desse alimento em 1999. O número corresponde a cerca de 14% da produção nacional daquele ano.
Em 2023, frigoríficos do país enviaram quase 5 milhões de toneladas de carne frango ao mercado externo — por volta de 33% da produção do Brasil daquele ano (próxima de 15 milhões de toneladas).