Milho impulsiona safra recorde no Brasil

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
-Publicidade-
Safra de trigo deve somar 124 milhões de toneladas
Safra de trigo deve somar 124 milhões de toneladas | Foto: Reprodução/Aegro

A safra nacional de milho deve ficar próxima de 110 milhões de toneladas, impulsionando a colheita recorde de grãos no Brasil em 2022. Somando cereais, leguminosas e oleaginosas, a produção será de praticamente 262 milhões de toneladas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com Carlos Alfredo Guedes, pesquisador do IBGE, a produção de milho “está se recuperando de problemas climáticos registrado em  2021, “como a falta de chuvas”. Em 2021, a colheita dessa cultura bateu pouco menos de 90 milhões de toneladas. Ou seja: de um ano para o outro, o crescimento atingiu 25%.

O carro-chefe é a soja, com a safra estimada em 120 milhões de toneladas em 2022. Outra cultura que se destaca é a do trigo, que deve atingir a colheita recorde de 9,7 milhões de toneladas neste ano.

-Publicidade-

A maior parte da safra de milho e de soja do país deve ser colhida no centro-oeste do Brasil. A região responde por 54% de toda a produção nacional. O destaque fica para o Mato Grosso. Sozinho, esse Estado será responsável por cerca de 34% de toda a colheita brasileira dessas culturas em 2022.

Já no caso do trigo, o Rio Grande do Sul exerce liderança. De acordo com a previsão do IBGE, os produtores gaúchos vão colher quase a metade de toda a safra desse grão no país em 2022.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.