O ministro da Cidadania, João Roma, se reuniu na terça-feira 14 com representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária e apresentou um balanço do Programa Brasil Fraterno, regulamentado há pouco mais de um mês pelo governo federal.
Segundo Roma, a parceria já resultou na arrecadação de mais de 1 milhão de cestas de alimentos para os beneficiários do Cadastro Único.
Relacionadas
O Brasil Fraterno foi lançado em março, porém, só em novembro o governo federal fez a regulamentação e estendeu a possibilidade de estimular mais doações. Além de criar um selo de reconhecimento para as empresas, entidades do agronegócio que se conectarem ao serviço das instituições doadoras têm a possibilidade de isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Segundo o ministro, são várias ações ao longo do ano que buscam viabilizar a aquisição de alimentos para as famílias mais necessitadas.
“O Brasil tem que ter muito orgulho de todo seu vetor de desenvolvimento do agro, é por isso que estamos buscando ampliar essa interlocução, melhorar essa logística e fazer com que todo brasileiro tenha acesso ao necessário para sua subsistência e o mínimo de dignidade.”
Outro programa social em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é o Alimenta Brasil, que incentiva a agricultura familiar, regulamentando a compra de alimentos produzidos por esses pequenos produtores e garantindo-lhes uma renda mínima.
Roma explica que “o programa amplia todo o suporte que se dá à agricultura familiar, fazendo com que esses alimentos cheguem às famílias mais necessitadas, que precisam de alimentos”.