Queijo Minas Artesanal pode ganhar mais uma região produtora 

Avaliação está sendo conduzida pela Emater-MG
-Publicidade-
Queijo Minas Artesanal produzido na região do Triângulo Mineiro | Foto: Divulgação/Emater-MG
Queijo Minas Artesanal produzido na região do Triângulo Mineiro | Foto: Divulgação/Emater-MG

O Estado de Minas Gerais (MG) poderá ter mais uma região reconhecida pela produção tradicional do queijo Minas Artesanal. A área, denominada “Entre Serras da Piedade ao Caraça”, está em fase de caracterização — primeiro passo para o reconhecimento oficial. O local abrange seis municípios da região central do Estado: Catas Altas, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Rio Piracicaba, Bom Jesus do Amparo e Caeté.

Leia mais: “Queijos brasileiros premiados”

Há cerca de um ano, o levantamento está sendo conduzido pela Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Atualmente, Minas conta com oito regiões já reconhecidas como produtoras desse tipo de queijo: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro e Triângulo Mineiro.

-Publicidade-

Queijo Minas Artesanal

A principal característica de distinção do queijo Minas Artesanal de outros é a adição do “pingo”: fermento natural extraído do soro da produção de queijo do dia anterior. Ele proporciona singularidades no aroma, sabor, odor e textura. Na região do Serro, alguns produtores substituem o pingo pela “rala”, que é a porção ralada do próprio queijo artesanal.

Contudo, como cada região é única, é comum ocorrerem diferenças sensoriais entre os produtos, como no modo de prensar ou enformar o queijo.

Leia também: “Azeites brasileiros conquistam premiação internacional”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.