Ração que reduz emissões de metano do gado é aprovada na Europa

O aditivo pode ser o primeiro a chegar ao mercado
-Publicidade-
O produto diminui as emissões de metano em gado leiteiro entre 20% e 35%, sem afetar a produção
O produto diminui as emissões de metano em gado leiteiro entre 20% e 35%, sem afetar a produção | Foto: Parchen/Flickr

Um aditivo para rações que reduz as emissões de metano produzido pelo gado pode ser o primeiro do tipo a chegar ao mercado. A certificação provisória da Autoridade Europeia para Segurança dos Alimentos (EFSA) foi dada nesta sexta-feira, 19.

A EFSA concluiu que o 3-nitrooxipropanol, ou Bovaer, feito pela empresa holandesa de especialidades químicas DSM, reduz as emissões de metano em gado leiteiro entre 20% e 35% sem afetar a produção. A agência também revelou que o produto é seguro para os animais e para os consumidores.

A entidade fornece pareceres científicos a respeito de segurança e eficácia, sobre os quais a Comissão Europeia toma decisão com os governos dos países do continente.

-Publicidade-

Leia mais: “‘A liderança do Brasil no agro incomoda'”, reportagem de Fábio Matos publicada na edição 86 da Revista Oeste

A DSM ainda não comercializou o aditivo, embora tenha recebido a aprovação das autoridades regulatórias do Brasil e do Chile em setembro. De lá para cá, ela assinou um acordo de desenvolvimento com a brasileira JBS, maior empresa de processamento de carne do mundo.

A agricultura é a maior fonte de emissões de metano causadas pela atividade humana, com 40%, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. A pecuária responde por grande parte disso, com o gado liderando o campo.

Mais de 100 países concordaram na cúpula sobre mudança climática em Glasgow, na Escócia, em reduzir as emissões de metano em 30% até 2030.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.