publicidade
Agronegócio

Rio de Grande Sul registra novo suicídio de produtor rural

Número de agricultores que tiraram a própria vida chega a 26 em um ano; crise por dívidas e falta de recursos continua, segundo o setor

Sequência de estiagens no Rio Grande do Sul agravou a situação dos produtores rurais | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Sequência de estiagens no Rio Grande do Sul agravou a situação dos produtores rurais | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O movimento de apoio aos agricultores do Rio Grande do Sul, SOS Agro, informou que mais um produtor rural cometeu suicídio. O episódio ocorreu nesta semana. O motivo seria principalmente o alto volume de dívidas.

Com isso, o número de agricultores que tiraram a própria vida chega a 26 em aproximadamente um ano. Não há informações sobre o nome da vítima. Sabe-se apenas que ela é da Região das Missões.

Receba nossas atualizações

Conforme a Federação dos Agricultores do Rio Grande do Sul, 65 mil dos aproximadamente 360 mil produtores rurais do Estado têm dívidas. No total, o passivo acumulado no campo é de quase R$ 75 bilhões em títulos vencidos há mais de 90 dias.

Rio Grande do Sul e as crises climáticas

A maioria dos pequenos agricultores vive uma crise financeira crônica decorrente de uma sucessão de secas associada a enchentes severas. Parte deles, desse modo, contratou empréstimos com o sistema bancário. Sem condições climáticas, os agricultores não conseguiram efetuar o plantio a tempo de vender a produção e saldar os débitos.

Leia mais:

As instituições financeiras, por sua vez, mobilizam a Justiça para a busca e a apreensão de bens dados em garantia. É o caso de colheitadeiras, tratores, caminhões e outros implementos usados como meio de produção.

Leia também: “Desespero e mortes no agro”, reportagem publicada na Edição 291 da Revista Oeste

Um dos grandes problemas, segundo o SOS Agro e a Associação dos Produtores e Empresários Rurais do Rio Grande do Sul, é a falta de apoio do governo federal. Em razão das crises climáticas frequentes, as entidades reivindicam a abertura de novos créditos rurais. Pedem, da mesma forma, prazos de financiamento mais longos e juros conforme o que estabelece o Manual de Crédito Rural, baseado em recursos financeiros subsidiados pelo governo.

Leia mais notícias de Agronegócio na Oeste

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. ECM
    ECM

    Um governo que gasta com hospedagem em iate de luxo e não tem empatia com agricultores vítimas de uma tragédia ambiental. O que esperar?

  2. Ricardo Villas
    Ricardo Villas

    Mas a prioridade agora é dar dinheiro para o marketing, blogueiros, para as viagens da Janja e para encher de petistas nas estatais.

  3. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    Enquanto isto, viagens para Europa, novos impostos, apoio a terroristas e ditadores pelo mundo. O Brasil na contra mão dos tempos.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade