publicidade
Agronegócio

Seca castiga lavouras de milho e soja no Paraná

As safras plantadas em agosto e que serão colhidas nos próximos meses já não serão mais do mesmo tamanho que o esperado

Colheita de soja em Tangará da Serra (MT) | Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo

A seca que atinge a região Sul do Brasil, em especial o Paraná, já está provocando efeitos negativos sobre as lavouras.

As safras de soja e milho que foram plantadas em agosto do ano passado e serão colhidas nos próximos meses já não serão mais do mesmo tamanho que o esperado inicialmente.

Receba nossas atualizações

Dados do Departamento de Economia Rural (Deral) do Paraná, referente às condições das lavouras avaliadas em dezembro, indicam que a safra de soja do ciclo 2021/22 será de 18,4 milhões de toneladas. O volume representa uma queda de 12,1% em comparação à estimativa divulgada em novembro, quando os efeitos da seca ainda não eram tão claros.

Com o ajuste na previsão de colheita, o Paraná deverá ter agora uma queda de 6,7% na oferta da safra atual em comparação às 19,7 milhões de toneladas colhidas no ciclo 2020/21. Na prática, a estiagem fez com que 2,5 milhões de toneladas de soja desaparecessem das lavouras do Paraná em apenas um mês.

No final de dezembro, quando o Deral fez o primeiro levantamento das condições das lavouras de soja do Estado, 57% da área plantada encontrava-se em boas condições. Atualmente, esse porcentual é de apenas 30%. Para efeitos comparativos, no mesmo período do ano passado, 87% das lavouras de soja paranaense estavam em boas condições.

Relacionadas

Lavouras de milho tiveram queda de 12%

A estimativa de produção referente a dezembro foi de quase 3,7 milhões de toneladas. O volume representa um corte de 12,2% em comparação às 4,1 milhões de toneladas previstas em novembro.

Contudo, o novo número ainda significa uma oferta maior na primeira safra de milho da ordem de 18% em comparação à colheita do ano passado, porém, bem abaixo do crescimento de 34% esperado em novembro.

A estiagem também foi a responsável pelo desaparecimento de mais de 500 mil toneladas de milho em um mês. Em apenas uma semana, o porcentual de lavouras em boas condições caiu praticamente pela metade, saindo de 63% para os atuais 35%. No mesmo período do ano passado, 90% da área plantada com milho no Paraná estava em boas condições.

Leia também: “O triunfo da mentira”, texto de J.R. Guzzo publicado na edição 94 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.