Tecnologia 5G começa a funcionar hoje no campo

Londrina, no Paraná, é a primeira cidade a receber o projeto piloto do governo federal
-Publicidade-
Mais sete cidades agrícolas devem receber uma antena 5G até o final do ano | Foto: Divulgação/MCom
Mais sete cidades agrícolas devem receber uma antena 5G até o final do ano | Foto: Divulgação/MCom

O Ministério das Comunicações escolheu a cidade de Londrina, no Norte do Paraná, para receber o projeto piloto de utilização da tecnologia 5G no campo. A iniciativa começou a funcionar nesta quinta-feira, 12. O município foi selecionado por abrigar o Polo Tecnológico do Agro criado pelo Ministério da Agricultura, em 2019.

Leia mais: “Para estimular 5G no agro, John Deere e Ericsson anunciam acordo”

A antena foi instalada na sede da Embrapa Soja e tem potencial para cobrir 5 quilômetros, podendo atingir até 10 quilômetros em momentos de pico. Segundo o governo, o objetivo é levar conectividade para áreas rurais e contribuir para o aumento da produtividade das lavouras. O sinal 5G ficará aberto à todos os usuários da telefonia móvel que tenham um aparelho compatível com essa tecnologia.

-Publicidade-

Leia também: “5G: edital prevê internet em 27 mil km de rodovias federais”

O projeto ainda prevê a instalação de uma “fazenda inteligente” — usando todos os tipos de tecnologias avançadas e robôs —, o que trará benefícios para os produtores rurais, além de contribuir para os processos de pesquisas para o agronegócio. Além de Londrina, participam do projeto-piloto: Rondonópolis (MT), Padef (DF), Uberaba (MG), Ponta Porã (MS), Rio Verde (GO), Petrolina (PE) e Sorocaba (SP). A expectativa é que todas essas cidades recebam uma antena 5G até o final do ano.

 

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário

  1. Ótima noticia o iniciodos testes do 5G no Brasil, mas por curiosidade gostaria de saber qual tecnologia estão usando nos testes uma vez que a disputa pela supremacia sobre esta tecnologia é tema dos mais controversos no cenário tecnológico mundial envolvendo bilhões de dolares e ainda dúvidas sobre segurança estratégica de dados.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro