A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, está em Roma, na Itália para representar o Brasil na pré-Cúpula de Sistemas Alimentares, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento que, começa nesta segunda-feira, 26, e vai até a quarta-feira 28, funciona como uma prévia da Assembleia Geral da ONU, marcada para acontecer em Setembro, em Nova York, nos Estados Unidos.
Leia mais “Países se unem para defender produção de carne bovina”
A ministra já participou do painel “Alcançando a Fome Zero: de forma nutritiva e sustentável” e defendeu as políticas públicas brasileiras de segurança alimentar. “O Brasil implementou medidas para ajudar a identificar os mais vulneráveis. Dessa forma, direcionamos mais eficientemente as políticas públicas para quem mais precisa”, disse.
Está prevista também a presença de Tereza no Primeiro Fórum de Ministras da Agricultura das Américas, evento promovido pelo Instituto Interamericano para Cooperação para a Agricultura. Ela também deve ter reuniões bilaterais com ministros de países europeus e representantes de organismos internacionais, como a vice-chefe da ONU, Amina Mohammed, e o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, Qu Dongyu.
Mais cedo, em nota, Tereza afirmou que vai ressaltar nos encontros “que a imposição de modelos alheios às realidades locais não funcionará. Pelo contrário, poderá resultar em mais fome e escassez. É essencial portanto, que a Cúpula reconheça a diversidade de caminhos para sistemas alimentares sustentáveis.”
Leia também: “Agricultura lidera a preservação ambiental”, artigo publicado na Edição 63 da Revista Oeste
Dizem que Cuba produz vacinas mas não tem vacinas para o seu povo e sim para a Venezuela, Irã e outros países, quiça até o mundo todo. É o mesmo raciocínio aqui: O Brasil produz alimentos, agora mesmo anunciam aumento das exportações até de alimentos orgânicos, só que preço desses orgânicos está proibitivo no mercado interno, aumento de exportações disso e daquilo, etc… O preço da carne está nas alturas, pois tem que alimentar os chineses e por aí vai. Vamos deixar de hipocrisia, tá combinado?
Parabéns minitra Tereza Cristina! A segurança alimentar é um dos temas mais imporantes do momento e o Brasil tem muito o que apresentar sobre este tema. A produção de alimentos é uma das forças do nosso país
No prédio da FAO, só se entra com teste de covid. Até a ministra teve que fazer.