TIM fecha parceria para levar 4G à fazenda no Pará

Acordo servirá para garantir conectividade em propriedade da Agropalma com mais de 100 mil hectares
-Publicidade-
Tecnologia será usada para a Internet das Coisas no Campo
Tecnologia será usada para a Internet das Coisas no Campo | Foto: Kaspars Grinvalds/Shutterstock

A operadora TIM e a Agropalma, uma das maiores produtoras de óleo de palma sustentável da América Latina, fecharam um acordo para levar conectividade 4G a uma fazenda da empresa agrícola no interior do Pará. O contrato foi assinado no fim de abril.

Com quase 110 mil hectares de área, a fazenda está localizada em Tailândia (PA), a 300 quilômetros de Belém, capital do Estado. Cerca de 40 mil hectares são dedicados ao cultivo da palma, e o restante é formado por reservas florestais.

-Publicidade-

“Ficamos muito satisfeitos em contar com a Agropalma para esta parceria inédita no setor”, disse Alexandre Dal Forno, diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM. “Estamos implantando nas fazendas a conectividade 4G necessária para habilitar recursos que podem fazer a diferença na rotina das atividades da planta e explorar todo o potencial da Internet das Coisas, incluindo sensoriamento de plantio orgânico, monitoramento de áreas, rastreamento de caminhões e comunicação entre equipes, eliminando a necessidade de rádios.”

De acordo com o projeto, seis indústrias de extração de óleo de palma e palmiste também vão receber conectividade. No total, mais de 120 mil hectares terão acesso à tecnologia 4G. Por volta de 2 mil usuários serão impactados, conforme a expectativa da TIM.

“Há alguns anos, temos o desafio de conectar nossa planta em Tailândia e felizmente pudemos contar com a TIM”, destacou Marcos Costa, diretor financeiro da Agropalma. “A conectividade irá alavancar a expansão dos negócios e será decisiva para atender à demanda da inclusão digital de produtores locais.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.