Tudo o que você gostaria de saber sobre o café

Artigo de Evaristo de Miranda para a Oeste revela os segredos dessa bebida tão presente nas nossas vidas
-Publicidade-
Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reprodução/Pixabay

O artigo desta semana de Evaristo de Miranda para a revista Oeste fala de uma obsessão dos brasileiros: o café, presente no nosso país desde 1727. Nós acordamos para o café da manhã, marcamos um café com os amigos, terminamos a tarde com um café com bolo.

O artigo de Evaristo explica detalhes sobre as duas principais espécies da planta, o teor de cafeína de cada uma, o número de cafeeiros plantados no Brasil (4 bilhões!), revela os principais estados produtores. Conta quais países são nossos principais importadores, confirma que somos os principais produtores. Mas o vice-campeão é uma surpresa.

“A cafeicultura brasileira é sustentável”, destaca Evaristo de Miranda. “Com tecnologias, fertilização sofisticada e irrigação, a cafeicultura aumentou a sua produtividade. Utiliza menos terra e produz mais. Para cada hectare de café há cerca de 50 toneladas de carbono estocados em reservas legais e áreas de preservação nas fazendas”.

-Publicidade-

Desde que apreciado com alguns cuidados (como não ser tomado em jejum), o café só traz benefícios. “Uma xícara de café é um prazer sensitivo, estimula a criatividade e a produtividade, aguça os sentidos, auxilia na digestão e perfuma o ambiente”, conclui Evaristo.

Assine a Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. Café é uma coisa incrível, cada cultura tem a sua maneira de preparar. Qdo eu desembarcava em Congonhas, ia direto naquele balcão enorme tomar aquele cafezinho servido de chicara em chicara. Mas a menina seguia o hábito paulista de servir o café antes do açúcar, aí acabava derramando o café e pingando na gravata. Mas qdo passei para adoçante o stress acabou.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.