Uma pesquisa do Instituto Ideia revelou que 50% dos brasileiros querem que professores, coordenadores e inspetores de escolas tenham treinamento para manejar armas em caso de ataques às instituições. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo na segunda-feira 19.
Conforme apurado pela pesquisa, apenas 23% dos brasileiros são contra a medida. Foram ouvidos 1.581 cidadãos brasileiros para o levantamento, por telefone, nos duas 15 e 16 de maio deste ano. Pessoas a partir de 16 anos foram ouvidas nas cinco regiões do país.
Além disso, 83% dos brasileiros são favoráveis a penas mais duras para quem cometer ataque em escola. E 69% acreditam que a redução da maioridade penal pode ajudar a diminuir os ataques. Dos entrevistados, 79% também se manifestaram favoráveis ao aumento de policiamento nas escolas.
Além de treinar professores para manejar armas, maioria da população concorda que as escolas precisam de mais policiamento
O Instituto Ideia revelou os resultados da pesquisa no domingo 18, durante o Brazil Forum UK. O Brazil Forum UK é um evento de estudantes brasileiros em Oxford, no Reino Unido, e debate temas econômicos, políticos e sociais. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou menos.
A pesquisa também revelou que 24% dos brasileiros acreditam que trabalhadores da área da educação devem ter posse de arma facilitada. E 44% são contra e 31% se declararam indiferentes.
E 74% concordaram que escolas podem ter segurança privada para reforçar a proteção dos alunos. “O estudo sinaliza que a opinião pública brasileira ainda é muito desamparada pelo Estado no quesito segurança nas escolas”, disse Mauricio Moura, fundador do Ideia.
Sou totalmente contra porte de arma para os professores. Eles estão lá justamente para educar as crianças a não necessitarem de armas.
Segurança particular, maior controle na entrada e saída dos colégios ou segurança publica resolveriam os casos.
Aiás, isto na ocorre nas escolas civico-militares. A diciplina já basta para formar meninos e meninas.
Já os prefessores com ideologia esquerdista, não ponho a mão no fogo.
De que adianta os professores “saberem” usar armas, se mesmo os maiores especialistas em armas : os CACs, não tem direito a porte e tem que rezar para não ser abordados ao sair do clube de tiro por um bandido que vai levar sua arma (que, pela lei do Dino/Lula, tem que estar sem munição e na caixa) e ainda, muito provavelmente matá-lo porque vê nos que sabem usr armas, potenciais redutores de suas condutas criminosas… O que precisamos é liberar o quanto antes o porte de armas para os cidadão que tem uma vida ilibada e sem qualquer mancha em seu prontuário… Só assim, a bandidagem (e os loucos que atacam escolas) terão medo de se deparar com um potencial defensor das vidas / propriedade em seu caminho. Deixemos de ser hipócritas: desarmamento só serve para deixar os bandidos mais tranquilos.