A previsão para o fim de semana em todo o país é de chuva intensa. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas nesta sexta-feira, 26, para diversas regiões.
Na porção norte da Região Norte do Brasil, a combinação de calor com a alta umidade do ar favorecem as pancadas de chuva pontuais.
Leia também: “Previsão do tempo: sexta-feira com chuva em quase todo o Brasil“
O alerta amarelo, que indica “perigo potencial”, se dirige para o Estado do Acre e parte do Amazonas, incluindo o centro, o sudoeste, o sul e o norte. A atenção se estende ao norte e ao sul do Amapá, além do sudoeste do Pará.
O aviso de hoje vale até a manhã deste sábado, 27. A previsão é de chuva de até 50 mm/dia e ventos intensos de até 60 km/h. Contudo, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Leia mais: “Defesa Civil de São Paulo alerta para chuva forte na Baixada Santista”
O mesmo cenário se aplica à Região Sul do país. A chuva e o vento devem afetar o Estado de Santa Catarina (oeste, norte e sul) e o Paraná (norte, oeste, sudeste, sudoeste, centro-sul e noroeste). Neste caso, a previsão se mantém até a noite de hoje.
Há outro nível mais elevado de alerta. O aviso de “perigo”, na cor laranja, anuncia chuva intensa em parte da Região Norte, no Baixo Amazonas; em grande parte do Estado do Pará; em quase todas as áreas dos Estados do Maranhão, do Pará, do Piauí e da Bahia; em todo o Tocantins; e no norte dos Estados de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.
Leia também: “Chuva abre cratera em São Sebastião (SP) e moradores ficam sem dormir”
Nesses casos, a chuva pode atingir os locais até a manhã deste sábado, chegando a 100 mm/dia. Os ventos devem ser intensos e chegar a até 100km/h. Diferentemente de outros Estados, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Acumulado de chuva nas Regiões Sudeste e Sul do Brasil
O alerta de “perigo potencial” atinge uma porção da Região Sudeste, nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
As regiões atingidas são: o sul fluminense, o Vale do Paraíba, o litoral sul paulista e as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo. O aviso, que vai até o sábado 26 de manhã, mostra chuva a até 50 mm/dia.
Leia também: “Chuva abre cratera em São Sebastião (SP) e moradores ficam sem dormir”
A Região Sul recebeu o alerta laranja de “perigo”, com acumulado de chuva, que também se estende até sábado 26. Nesse caso, a chuva pode chegar a até 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com mais áreas de risco.
Os locais atingidos serão: Florianópolis, a região metropolitana de Curitiba, o morte e o sul de Santa Catarina, Porto Alegre, o Vale do Itajaí, o litoral sul paulista, a região serrana e o nordeste do Rio Grande do Sul.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste