A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu na segunda-feira 13 a venda de 12 planos de saúde contra os quais houve uma série de reclamações dos clientes durante o terceiro trimestre deste ano.
A suspensão entra em vigor a partir de sexta-feira 17. Segundo a ANS, a maioria das queixas dos consumidores está relacionada à cobertura assistencial e à falta de qualidade no atendimento.
Foram punidos seis planos da operadora Saúde Sim, um da Unimed Sudoeste, um da Santa Helena e quatro da Oralclass. A lista completa dos planos suspensos pode ser consultada por meio do site da ANS.
A ANS informa ainda que a medida faz parte do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, “que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores”.
Segundo a agência, “o objetivo da suspensão é impedir a entrada de novos usuários em planos com problemas na assistência”. Portanto, quem é cliente desses planos suspensos não ficará desassistido.
Durante o período de suspensão, a entrada de novos dependentes ou de ex-empregados demitidos ou aposentados nos contratos já existentes segue autorizada.