Na terça-feira 31, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a inclusão da empresa Exelead como uma “fabricante alternativa” da vacina da Pfizer contra a covid-19. Com a medida, a unidade está autorizada a produzir o imunizante para ser enviado ao Brasil.
Leia também: “Pfizer vai produzir vacinas no Brasil”
“A introdução da unidade do estado norte-americano de Indiana aprimora a capacidade de fornecimento da nanopartícula lipídica (LNP) e de formulação do medicamento a granel”, informou a Anvisa, em nota. “O produto fabricado na Exelead é transportado até o local das etapas de envase e embalagem”.
A instituição brasileira ressaltou ainda que “todas as vacinas e medicamentos fornecidos para o Brasil precisam ter a sua cadeia produtiva integralmente autorizada pela Agência”. Assim, “cada nova planta fabril incluída deve estar de acordo com os requisitos de boas práticas de fabricação.”
O pedido para a inclusão foi formalizado em 24 de agosto. A Anvisa concluíu a análise técnica da documentação enviada pela Pfizer no dia 27.
Confesso que não entendi a matéria. ANVISA autoriza fábrica nos EUA ??
Muito estranho isso ,porque a anvisa não abriu uma fabrica no Brasil?
Porquê a Pfizer fica nos USA….
Sabemos que a fábrica fica em outro país. Aqui já teve um laboratório enorme da PFIZER em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Mas, porque autorização do governo brasileiro??? Gostaria de entender.