Anvisa aprova uso do Paxlovid para covid-19

Oito medicações já foram autorizadas pela agência para o combate à doença
-Publicidade-
O medicamento é indicado para adultos que tenham testado positivo para a covid-19
O medicamento é indicado para adultos que tenham testado positivo para a covid-19 | Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial do remédio Paxlovid para covid-19. A decisão foi tomada na quarta-feira 30 durante reunião da Diretoria Colegiada do órgão.

A agência recebeu o pedido de uso do antiviral fabricado pela Pfizer no dia 15 de fevereiro.  Estudos indicam que a droga reduz em 89% o risco de hospitalização ou morte em adultos vulneráveis.

O remédio contra a covid é indicado para adultos que tenham testado positivo para a covid-19 (que não requerem oxigênio suplementar) e apresentem alto risco de progressão para casos graves, incluindo hospitalização ou morte.

-Publicidade-

O Paxlovid consiste em dois medicamentos antivirais em conjunto: o nirmatrelvir e o ritonavir.

O nirmatrelvir é um novo remédio desenvolvido pela Pfizer-BioNTech, enquanto o ritonavir é uma droga que já era usada no tratamento do HIV/AIDS. Os dois atuam em conjunto bloqueando uma enzima que o vírus precisa para se replicar no corpo.

A Agência esclareceu que o medicamento não está autorizado para uso por mais de cinco dias. Além disso, como não há dados do uso do Paxlovid em mulheres grávidas, recomenda-se que seja evitada a gravidez durante o tratamento.

No momento, oito medicações já foram aprovadas pela Anvisa para o combate da covid-19. No final de fevereiro, a agência autorizou o uso do Evusheld, composto por dois anticorpos sintéticos, o cilgavimabe e o tixagevimabe. A fórmula foi desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca para prevenir a doença em pacientes imunossuprimidos e com alto risco de complicações ou que não podem ser imunizados.

Leia também: “Covid para sempre” artigo de J.R. Guzzo publicado na edição 95 da Revista Oeste

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.