Na noite desta quarta-feira, 30, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou 2.052.350 doses de vacina da Janssen contra a covid-19. Segundo comunicado anterior da agência, a documentação relativa à carga ainda não havia sido enviada pelo Ministério da Saúde. Com a entrega dos documentos ocorrida no final da tarde, a agência “realizou a liberação para que as mesmas possam ser distribuídas”.
Entenda o caso
Como reportado por Oeste, na semana passada, 3 milhões de doses de vacina da Janssen, doadas pelos Estados Unidos, chegaram ao Brasil. O envio realizou-se em duas remessas. Na sexta-feira 25, foi recebido um lote com 2.052.350 doses e, no sábado 26, mais 947.650 doses.
Nesta quarta-feira 30, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), cobrou do Ministério da Saúde a liberação das doses da vacina da Janssen para os Estados. Segundo o governador, 678 mil doses destinadas a São Paulo ainda não haviam sido entregues.
Durante a tarde, a pasta afirmou que aguardava o aval da Anvisa para começar a distribuição do último lote do imunizante para os Estados. Segundo o ministério, “a expectativa é de que a liberação seja realizada ainda hoje para que a distribuição seja feita em até 48 horas”.
Em nota, a Anvisa afirmou que não havia liberado 2 milhões de doses da vacina da Janssen porque o Ministério da Saúde não apresentara a documentação necessária. Segundo a agência, a pasta havia entregue apenas as informações referentes à remessa de 947.650 doses. E que esta já tinha sido liberada.
A agência também afirmou que o órgão “tem atuado com agilidade e contribuído para a rápida disponibilização de vacinas à sociedade brasileira. No âmbito do enfrentamento da pandemia de covid-19, todos os pedidos de licença de importação de medicamentos e de vacinas são analisados com máxima urgência e absoluta prioridade pela agência”.
À noite, a Anvisa atualizou o comunicado, dizendo que recebera “os documentos complementares relativos à carga de 2.052.350 doses da vacina da Janssen” no final da tarde e que já efetuara a liberação dos imunizantes.
Leia também: “Covid-19: Moradores de Mato Grosso do Sul participam de estudo de imunização”
Com informações dos portais UOL e G1
Gostaria que a revista investigasse o bota de que o STF, PT, CPI, Congresso, Globo e outros partidos comunistas desejam fechar a Anvisa porque entendem que ela não é mais necessária.