A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o segundo pedido de registro de kit para teste para monkeypox, a varíola dos macacos. O pedido, de acordo com a agência, é para o registro do produto Monkeypox Virus Nucleic Acid Detection Kit e foi apresentado pela empresa Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda (CPMH).
O diagnóstico da monkeypox no país é feito por meio de ensaios moleculares de PCR com metodologia desenvolvida pelo próprio laboratório de análise clínica, com base em protocolos validados. O pedido para o teste já está em análise pela equipe técnica da agência. Antes, a Anvisa já havia recebido o pedido de registro da empresa Biomédica. A primeira solicitação feita foi analisada e a reguladora emitiu exigência, que é um um pedido de informações e dados necessários para a conclusão da análise pela equipe técnica.
No começo desta semana, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, pelo Twitter, que o governo está comprando o medicamento antiviral tecovirimat contra a varíola dos macacos.
Segundo o tuíte, a compra será feita por intermédio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o medicamento será usado “para reforçar o enfrentamento ao surto de monkeypox no Brasil”. “Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, concluiu o ministro. A quantidade comprada e o prazo de entrega não foram informados.
O Brasil também anunciou, na semana passada, que está negociando a compra de 50 mil doses de vacinas contra a doença. Atualmente, apenas um laboratório no mundo fabrica o imunizante: a farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic. Segundo o Ministério da Saúde, a OMS mantém contato com o laboratório para a vendas em nível global a países com casos confirmados.
Na sexta-feira 29, o governo federal confirmou a primeira morte pela doença no Brasil, de um homem de 41 anos, que morreu em Belo Horizonte. A vítima tinha câncer e baixa imunidade, quadro que foi agravado pela varíola dos macacos.
Vamos lá gente
Tem desfile de parada gay
Vamos colaborar com essa gente
Vamos defender esses viados fdp
Espero que essa tal varíola do macaco, não outro projeto do PCCh para quebrar a economia mundial