A Procuradoria-Geral da República (PGR), sob o comando de Augusto Aras, quer todos os dados de seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro. O pedido foi feito no início desta semana ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A conduta, segundo a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, é “assustadora”.
“Não é apenas complexo, mas assustador, constatar que o time de Augusto Aras acha razoável ter acesso de uma só vez a dados pessoais de cerca de 30 milhões de brasileiros apenas para aferir o alcance e a repercussão de um vídeo”, publicou o jornal.
Ainda conforme a publicação, “ao que tudo indica, o que realmente se busca é cruzar esses dados com os outros disponíveis e criar um índex de cidadãos por preferência ideológica”.
O pedido da PGR segue na esteira das investigações sobre as responsabilidades dos atos de vandalismo registrados em Brasília em 8 de janeiro.
Na época, Bolsonaro publicou um vídeo com suspeitas sobre a lisura das eleições. O material foi apagado duas horas depois. A defesa do ex-presidente justificou que a publicação aconteceu por engano.
“A postura celerada de Bolsonaro, porém, não torna legítima a iniciativa da PGR”, afirma O Globo.
O jornal fez uma comparação com um dossiê elaborado pelo governo Bolsonaro com servidores identificados como “antifascistas”. Daquela vez, “o rechaço da sociedade foi generalizado, e o documento terminou engavetado.”
“Agora que se tenta o mesmo expediente contra potenciais bolsonaristas, o silêncio é gritante.”
O jornal ainda criticou a postura de Aras diante dos episódios da PGR. “A linha do procurador-geral, que está em plena campanha pela recondução, é servir aos interesses de quem está no poder.”
Não para por aí
A PGR também aprovou outra medida polêmica — a ordem de busca e apreensão sobre os acusados de agredir Alexandre de Moraes e seu filho no aeroporto de Roma —, defendida pelo ministro da Justiça, Flávio Dino. O ministro considera que a iniciativa tem fundamento jurídico e escreveu no Twitter que “passou da hora de naturalizar absurdos”.
Leia também: As ilegalidades na investigação contra suspeitos de hostilizar Moraes
No mesmo dia, Lula comparou os supostos agressores de Moraes a animais selvagens formados no nazismo, que devem ser extirpados da sociedade brasileira. Não havia, nessa fala, nem sombra do discurso de união da campanha eleitoral.
“Augusto Aras tem vários defeitos, mas falta de compreensão política não é um deles. Ele já entendeu o jogo e traçou sua estratégia.”
Por enquanto, a impressão geral no governo é que Lula não nomeará para um cargo tão sensível alguém tão associado a Bolsonaro, informou a coluna. “O PGR, porém, é persistente. Seu objetivo é mostrar serviço, e está se empenhando como poucos. Se Lula vai retribuir, só o tempo dirá.”
Leia também: Alexandre de Moraes e o verdadeiro problema na viagem à Itália
Que horror essas criaturas que vendem a alma ao diabo em busca de cargos. Eles nunca passaram perto de saber o que é dignidade, são seres abjetos.
Aras é um vendido, ser desprezível, está em busca do segundo mandato, quer aparecer e ficar bem na foto. PAÍS VIVE UM REGIME DITATORIAL.
QUEREM AS INFORMAÇÕES DOS SEGUIDORES COM O INTUUIDO DE AMENDROTAR A TODOS, ALGUNS ATÉ COM MEDO PODEM SE DESVINCULAR DAS REDES. É PURA D I T A D U R A.
Aras, um ser abjeto e canalha. Trabalha por interesse próprio. Merece ser extirpado.
Até hoje não descobri quem é o Aras, para que serve a PGR e o MP. Quanto ao STF, esse sim já sabemos, para nada contando que o nada seja de esquerda.
Lixão comprado!
Esse Aras nunca conseguiu demonstrar que tem caráter. Bolsonaro fez várias escolhas erradas que acabaram por prejudicá-lo e ao país.
O nosso Presidente Jair Bolsonaro que sempre soube escolher os Ministros, foi um fracasso nas escolhas do PGR e dos dois Ministros do STF.
É apenas mais um excremento que habita este planeta.. Só isso.
O mundo vai ser dominado por canalhas, não pela competência, mas pela quantidade.
Muito boa…rs
É impressionante como o ser humano imagina que ter poder,o faz imortal. Aquela frase antiga q diz, fulano vende a mãe por um cargo de poder, é cada vez mais real e visível nesta terra do pau Brasil. Parlamentares, presidentes de tribunais, de TCU,CNJ, Governadores recém eleitos, autoridades religiosas, etc e etc, todos traindo, negando posições que pareciam ser definidas, tudo por um cargo de poder. Traem a pátria, um amigo de anos,um irmão de sangue, talvez até a mulher ,um filho, tudo por cargo de poder. O tribunal de CRISTO nos aguarda.
Muito bem escrito Jocelio. VERDADEIROS TRAIDORES DA PATRIA