Demanda de diversos integrantes da Frente Parlamentar da Segurança Pública, a criação da pasta vai ser tratada nesta semana em agenda com o presidente Jair Bolsonaro
Integrantes da Frente Parlamentar da Segurança, conhecida como bancada da bala, voltaram a se articular para tentar convencer o presidente Jair Bolsonaro a criar um ministério exclusivo para a Segurança Pública. Atualmente o setor é vinculado ao Ministério da Justiça.
Segundo membros da bancada, o tema vai ser debatido nesta semana em uma agenda de parlamentares com o presidente Bolsonaro. A expectativa é recriar o ministério até o mês que vem, diz o presidente da Frente, deputado Capitão Augusto (PL-SP).
Um dos cotados para assumir a nova pasta, o ex-deputado Alberto Fraga esteve na semana passada no Palácio do Planalto, e na ocasião defendeu a divisão das pastas. “Se você pegar a estrutura da Senasp [Secretaria Nacional de Segurança Pública] e criar o ministério, não haverá acréscimo nenhum de despesa, a não ser o salário do ministro. Só isso”, defendeu Fraga.
Como Oeste mostrou, os integrantes da bancada da bala têm tentado ganhar mais espaço desde a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça. Em uma das demandas, o grupo conseguiu a troca do secretário Nacional da Segurança Pública. O posto era ocupado pelo general Guilherme Theophilo, que deixou o cargo há cerca de três semanas.
O ministro da Justiça, André Mendonça, chegou a sondar o coronel Araújo Gomes, ex-comandante da Polícia Militar de Santa Catarina, para assumir a secretaria. A nomeação, no entanto, não saiu, e o cargo está vago desde então.
Gostaria de saber de posicionamentos públicos do Ministro da Justiça, com relação à tantos desmandos de governadores, prefeitos, policiais contra o povo de bem. Lembro que o Presidente cobrou isso do Moro na fatídica reunião mostrada ao mundo pelo STF. Não vale para outros ministros, especialmente o da Justiça?
Uma revista de viés conservador como a Oeste se referir aos parlamentares que defendem o direito do cidadão possuir armas de fogo para se defenderem como ‘bancada da bala’ é uma tremenda decepção…
Não acho que tenha um tom pejorativo quando nós mesmos usamos o termo. Eu, pelo menos, nunca entendi como deboche esse nome. Quanto a matéria; sou absolutamente contra a criação de mais um ministério, e contra indicação desse Fraga.
DEUS NOS LIVRE DE ALBERTO FRAGA!! Esta praga já foi Secretário de Segurança no DF, ele é ARROGANTE, um PÉSSIMO GESTOR, ALÉM DE CORRUPTO!! Ninguém em Brasília vai apoiar esta sandice.
#ForaFraga