publicidade
Brasil

Bolsonaro assina decreto para distribuição gratuita de absorventes

Em evento do Dia da Mulher, o presidente sancionou diversas medidas em favor da pauta feminina

Absorventes
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou nesta terça-feira, 8, um decreto para a distribuição gratuita de absorventes femininos. Foi durante um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no Palácio do Planalto.

De acordo com o governo, o objetivo é combater a falta de acesso a produtos de higiene e outros itens necessários durante a menstruação.

Receba nossas atualizações

O Ministério da Saúde deverá prevenir e cuidar da saúde das mulheres em situação de precariedade e promover ações de educação menstrual. 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública fornecerá absorventes gratuitos para as mulheres presas. E o Ministério da Educação contribuirá com campanhas informativas, na rede pública, sobre saúde menstrual.

Em outubro de 2021, Bolsonaro vetou um projeto de lei (PL) de distribuição gratuita de absorventes. Afirmou que contrariava o interesse público e não indicava a fonte de recursos.

Outras ações

Outras medidas em favor das mulheres foram assinadas durante o mesmo evento. Entre elas, a sanção do PL para o registro imediato das medidas protetivas de urgência em favor das mulheres em situação de violência doméstica e familiar. 

Mesmo com a Lei Maria da Penha, de acordo com o governo, o atendimento especializado às vítimas de violência doméstica precisa de melhorias. Isso porque há inúmeros relatos de mulheres que, mesmo sob medida protetiva, precisam recorrer urgentemente à polícia com medo do agressor.

Bolsonaro também criou, por decreto, o programa Mães do Brasil, para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à dignidade das mães.

O programa oferecerá apoio à gestante e à mãe, por meio do acompanhamento de redes de saúde voluntárias; e também oferecerá qualificação profissional para a reinserção das mulheres no mercado de trabalho.

Outra medida institui a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino Brasil para Elas, e o Comitê de Empreendedorismo Feminino. Uma das ações propostas é a ampliação da oferta de crédito para mulheres.

 

Relacionadas

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. SILVIO TADEU DE AVILA
    SILVIO TADEU DE AVILA

    Bolsonaro demonstra incoerência e intenção meramente politiqueira, em ano eleitoral. Daqui a pouco, será distribuído o azulzinho para os homens carentes. E o salutar planejamento familiar, algum governo, igreja, ou partido políticos defende? Não, deixe-se multiplicar a quantidade de eleitores e fiéis, e, “nosotros”, que paguemos a conta advinda desse Estado “babá”. Coitado do Paulo Guedes, nas mãos desse Presidente boquirroto. Se ele encher o saco e sair, adeus senhor presidente falastrão..

    1. Lucas Pacheco
      Lucas Pacheco

      Certamente esse projeto sancionado veio melhor que o outro, mostrando o fundo de custeio, o outro não tinha.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade