O presidente Jair Bolsonaro (PL) vai enviar uma força-tarefa ao Recife para ajudar as famílias afetadas pelas chuvas na região metropolitana.
O grupo será formado por Carlos Brito, ministro do turismo, e Ronaldo Bento, ministro da Cidadania. Eles devem chegar à capital pernambucana neste domingo, 29, de acordo com informação divulgada por Gilson Machado Neto, ex-ministro do turismo.
Falei hoje cedo com o presidente @jairbolsonaro e com os ministros Carlos Brito (Turismo), e Ronaldo Bento (Cidadania), para que enviassem uma equipe do governo federal para dar suporte às famílias afetadas pelas fortes chuvas. A força-tarefa chega amanhã em Recife.
— Gilson Machado Neto (@gilsonmachadont) May 28, 2022
Segundo a Defesa Civil de Pernambuco, ao menos 35 pessoas morreram até o momento no Estado por causa das chuvas nos últimos dias. A Agência Pernambucana de Águas e Clima informou que Recife contabilizou 150 milímetros de chuvas até o início da tarde deste sábado, 28, e Camaragibe registrou 129 mm.
Vídeos feitos por moradores e divulgados nas redes sociais mostram casas desabando. Em um dos registros, destroços de uma casa são levados pela força das águas. Moradores que gravaram vídeos se desesperam com o receio de que mais pessoas podem estar nos locais.
De acordo com o MetSul Meteorologia, “os acumulados de chuva são extraordinariamente altos. Muitas cidades da Paraíba e Alagoas somam mais de 300 mm nos últimos sete dias, mas em Pernambuco os volumes são ainda mais altos. Nos últimos sete dias, até o começo da tarde deste sábado, diferentes estações em Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes reportavam mais de 500 mm, sendo que em alguns pontos as precipitações somaram 250 mm apenas na madrugada e no começo da manhã deste sábado”.
Ministérios do Turismo e da Cidadania… O que isso tem a ver com desastres naturais? O que vemos alí e como sempre em quase todo o território nacional, são construções ilegais feitas práticamente dentro dos cursos d’água ou em encostas instáveis. Então isso é assunto para a prefeitura local e enviar dinheiro para essas instituições, sempre foi temerário. Numa hipótese da prefeitura de minha cidade vier pedir ajuda financeira aos cidadãos, eu não o faria, com certeza, porque não sou trouxa (pelo menos eu acho que não sou).
Por que as prefeituras iriam impedir as tragédias, se podem faturar uma boa grana quando existe uma?
Presidente de todos os brasileiros, ninguém ficará para traz com nosso capitão no comando.