O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas amarelos de perigo potencial para chuvas intensas, nesta terça-feira, 5. As áreas de risco atingem 16 Estados e o Distrito Federal.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Os três alertas foram emitidos às 10h desta terça-feira. Os horários de validade, contudo, serão diferentes. Um por, exemplo, se manterá ativo até as 10h desta quarta-feira, 6. O segundo será válido até o início da madrugada desta quarta-feira. O terceiro, contudo, seguirá até as 23h59 desta terça-feira.
Segundo o Inmet, há, para as áreas dos três alertas, risco de chuvas de até 50 mm/dia, com ventos intensos de até 60 km/h. Apesar da tempestade, o instituto informou que há baixo risco de corte de energia, de queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Leia também: “Prédio desaba em Gramado (RS) por causa de temporal”
Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, pelo risco de queda e de descargas elétricas. Além disso, não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Os moradores também devem evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas.
Além das chuvas intensas, o Inmet emite alerta amarelo de baixa umidade. O aviso vale, sobretudo, para a área do bioma caatinga. O alerta abrange a área que vai do extremo norte de Minas Gerais à área central do Ceará.
Alertas de chuvas intensas atingem 16 Estados e o DF
Juntos, os três alertas de chuvas intensas emitidos pelo Inmet atingem Distrito Federal e 16 Estados, que estão espalhados por todas as regiões do Brasil. Confira a lista completa abaixo:
- Acre;
- Amapá;
- Amazonas;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Roraima;
- Rondônia;
- São Paulo;
- Santa Catarina; e
- Tocantins.
Confira a previsão desta terça
Esta terça-feira vai ser de muita chuva pelo país. Conforme a previsão do tempo, a maioria das capitais terá de encarar acumulados de água no decorrer do dia.
Levando-se em consideração as capitais, só não vai chover em João Pessoa e no Recife.
Na parte da manhã, além das capitais da Paraíba e de Pernambuco, outras duas capitais nordestinas tiveram tempo firme: Natal e Fortaleza.
Durante a tarde, o cenário é similar — ou seja, muita chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), só não vai chover em cinco capitais, todas localizadas no Nordeste: Salvador, Aracaju, Maceió e as já mencionadas Recife e João Pessoa.
Para a noite, Natal será mais uma capital nordestina a deixar de contar com chuvas, no comparativo com a parte da tarde.