Brasil deixa de fabricar 120 mil veículos por falta de chip

A mercadoria está em falta no mundo desde 2020, quando a pandemia desequilibrou as indústrias fabricantes
-Publicidade-
Modelo de chip semicondutor que está em falta | Foto: Jeremy Waterhouse/Pexels

Durante o primeiro semestre de 2021, o Brasil deixou de fabricar 120 mil automóveis, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Esse cenário é resultado da falta de chip, também conhecido como semicondutor, que é um dos itens mais importantes para a indústria automobilística e tecnológica.

“Dependendo do semicondutor, não tem nem como começar a montar o veículo. [Sem o item] você perde a produção mesmo”, disse o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.

Leia mais: “Falta de chips leva Volkswagen a paralisar fábricas de SP e PR por 10 dias”

-Publicidade-

Efeito pandemia

A escassez da peça é verificada desde 2020, quando a pandemia causou um desequilíbrio nos mercados globais aumentando a procura por notebooks, smartphones e outros produtos. Com o isolamento social, grande parte da população passou a trabalhar de casa. Como consequência, a demanda por microprocessadores também subiu e os fabricantes não estão dando conta.

Leia também: “Hyundai retoma produção parcial no Brasil”

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, mais de 70% das empresas dos setores da indústria automobilística e de informática e eletrônicos já relataram problemas no fornecimento de insumos para a produção em junho de 2021. No mesmo período, 45% das empresas que dependem de produtos importados também relataram problemas em manter a produção.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site