publicidade
Brasil

Brasil lidera a maior missão de navegação costeira da Antártica

Pesquisa é conduzida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atividade de perfuração manual no gelo da Antártica | Foto: Divulgação/UFRGS.
Atividade de perfuração manual no gelo da Antártica | Foto: Divulgação/UFRGS.

Entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, o Brasil conduzirá uma das mais ambiciosas expedições à Antártica: a Expedição Internacional de Circum-Navegação Costeira Antártica, que percorrerá mais de 20 mil quilômetros da costa do continente para se aproximar das frentes das geleiras.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

Sob a coordenação do pesquisador Jefferson Cardia Simões, do Centro Polar e Climático (CPC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a missão reunirá cientistas de sete países — Argentina, Brasil, Chile, China, Índia, Peru e Rússia —, com um total de 61 participantes, dos quais 27 são brasileiros.

A expedição visa a coletar amostras ao longo da costa para estudos biológicos, químicos e físicos, bem como analisar dados atmosféricos, geofísicos, glaciológicos e oceanográficos relacionados ao manto de gelo antártico.

Iceberg maior
Iceberg na Antártica | Foto: Reprodução/Twitter/@BAS_News

A pesquisa incluirá também um levantamento aéreo inédito das massas de gelo, o que possibilita o monitoramento das geleiras. Através da tecnologia de comunicação via satélite Starlink, a equipe terá acesso ilimitado à internet, o que permite a troca de informações em tempo real.

“Esperamos ter dados sobre a linha de flutuação dessas geleiras e, simultaneamente, apoiaremos um levantamento geofísico dessas frentes de geleiras para entender como elas respondem ao aquecimento da atmosfera e do oceano”, explica Simões.

Antártica mapeada

A expedição é financiada pela fundação suíça Albédo pour la Cryosphère, dedicada à preservação das massas de neve e gelo globais, bem como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

A equipe partirá do Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, em 22 de novembro de 2024, para uma missão de 60 dias que enfrentará condições climáticas extremas e desafios logísticos.

Francisco Eliseu Aquino, professor do Departamento de Geografia da UFRGS, coordenará as pesquisas do grupo de climatologistas durante a expedição e enfatiza o ineditismo de uma circum-navegação antártica completa.

Leia mais:

“Ela permite interagir com a diversidade de tempestades, eventos extremos, estudar o ciclo hidrológico examinando as conexões entre a região tropical e a Antártica”, diz Aquino. “Também faremos perfurações na neve e no gelo para investigar a variabilidade do clima e da química da atmosfera ao longo dos últimos 100 anos.”

De acordo com o professor, “isso nos permitirá medir e investigar in loco o contraste entre a região tropical e a região polar, amostras que nos farão entender melhor a circulação atmosférica forçada, intensificada nos últimos dois a três anos mais quentes”.

Leia também: “A ciência do humor”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 234 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.