O Ministério da Saúde confirmou que receberá neste domingo, 21, a primeira remessa de vacinas adquiridas por meio do consórcio global Covax/Facility. Nesta primeira etapa, serão 1,02 milhão de doses do imunizante produzido pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca, com fabricação na Coreia do Sul. A chegada está programada para as 18 horas, no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP).
Leia mais: “Brasil negocia com os Estados Unidos importação de vacinas de Oxford”
A projeção do governo brasileiro é que o país receba mais 1,9 milhão de doses até o fim de março. Segundo a pasta, o cronograma inicial prevê 2,9 milhões de doses neste mês e outras 6,1 milhões até maio.
Leia também: “Governo distribui mais 5 milhões de vacinas e pede que todas sejam usadas na primeira dose”
A Covax Facility é uma aliança global coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que reúne 191 países. O acordo do Brasil com o consórcio prevê a aquisição de 42 milhões de doses.
No sábado 20, como registramos, o Ministério da Saúde anunciou o início da distribuição de mais 5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 para todo o país. A orientação agora é para que Estados e municípios utilizem todos esses imunizantes na primeira dose da vacinação, para que o maior número possível de brasileiros seja vacinado em um momento crítico da pandemia no país.