publicidade
Brasil

Brasil tem 2 alertas climáticos de 'perigo' em seu território, diz Inmet

Órgão meteorológico avisa população sobre chuvas intensas, no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, e ventos costeiros, no Sul

Frente fria traz chuvas ao Brasil; Inmet
Pedestre caminha durante chuva na zona norte da capital paulista | Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja de “perigo”, para diferentes localidades do território brasileiro, entre esta sexta-feira, 19, e o próximo domingo, 21. Estão em aviso partes das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, com diferentes perigos e prazos de validade.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

Válido até as 9h (de Brasília) deste sábado, 20, há um chamado para “chuvas intensas”, conforme o órgão (mapa abaixo). Ele compreende parte do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Goiás, Belo Horizonte e São Paulo.

Alerta laranja do órgão climático | Foto: Reprodução/Inmet

Para a área do mapa em alerta laranja, de “perigo”, o órgão espera chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (entre 60 e 100 km/h). Há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Confira as instruções do Inmet em caso de chuva forte

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Ventos Costeiros atingem litoral da região Sul

Região em laranja sofre impactos de ventos costeiros | Foto: Reprodução/Inmet

O outro alerta laranja, de perigo, no território brasileiro tem validade para o litoral do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, em razão da intensificação de ventos costeiros. O aviso começa a valer às 12h deste sábado, 20, e fica vigente até o meio-dia do domingo 21.

Conforme o Inmet, é possível haver intensificação dos ventos nas regiões litorâneas e movimento de dunas de areia sobre construções na orla. Em caso de problema, a instrução é contatar a Defesa Civil pelo número 199.

O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Ele representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade