Considerado o Oscar da gastronomia mundial, de longe o mais aguardado e tradicional ranking da categoria, o The World’s 50 Best Restaurants, anunciou na terça-feira 5 que ao menos quatro restaurantes brasileiros estão entre dos 100 melhores do mundo em 2022.
A revista britânica Restaurant, que criou e divulga a lista anualmente, revelou antecipadamente os nomes dos restaurantes que se destacaram e ficaram entre o 51º e o 100º lugares na classificação.
Os nomes dos 50 melhores do mundo serão revelados em uma cerimônia de premiação anual na segunda-feira, 18, em Londres, na Inglaterra. A expectativa é de que o Brasil seja também surpreenda e obtenha algum destaque neste segmento.
A primeira edição do 50 Best foi lançada em 2002. Desde então, todos os anos, mais de mil autoridades do mundo da gastronomia — críticos, chefe, jornalistas, além de experts e gourmets em geral — fazem suas indicações e votam nos restaurantes que eles acreditam merecer um lugar no disputado palco da culinária internacional.
D.O.M — 53ª posição
O restaurante D.O.M, do chef Alex Atala, foi inaugurado em 1999. Localizado no Jardins, bairro de luxo em São Paulo, o local apresenta pratos que exploram os ingredientes dos biomas brasileiros.
“Passe pela imponente porta da frente no arborizado centro de São Paulo para provar um menu degustação de cair o queixo, com polvo e alcachofra, formiga, manga e mamão, e para a sobremesa, figo verde com gorgonzola e vinho do porto”, descreve a página do ranking.
Endereço: R. Barão de Capanema, 549 – Jardins. Telefone: (11) 96918-9947
Evvai — 67ª posição
Do chef Luiz Filipe Souza, o restaurante Evvai apresenta um menu de raízes italianas, mas com sabores do Brasil. Localizado em Pinheiros, São Paulo, a casa recebeu elogios de destaque para dois pratos: o mini tortellini recheado com carangueiro e o linguini com molho de ervilhas e ouriço do mar.
“Há uma excelente carta de vinhos e coquetéis clássicos e criativos, como negronis ou gin com infusão de chai”, completou a publicação na página do The World’s 50 Best Restaurants.
Endereço: R. Joaquim Antunes, 108 – Pinheiros, São Paulo – SP. Telefone: (11) 3062-1160
Lasai — 78ª posição
O único restaurante que representa o Rio de Janeiro é o Lasai, localizado no bairro Botafogo, na zona sul da cidade. O espaço fica em uma casa centenária, com vista para o Cristo Redentor, sendo comandado pelo casal de chefs Malena Cardiel e Rafael Costa e Silva.
“Fazendo jus ao seu nome, que significa ‘tranquilo’ na língua basca, o Lasai combina a cozinha de classe mundial do chef Rafa Costa e Silva com um ambiente acolhedor e informal de luz baixa e uma equipe solícita”, explica a lista.
Endereço: Largo dos Leões, 35 – Humaitá, Rio de Janeiro – RJ. Telefone: (21) 3449-1854
Maní — 96ª posição
Misturando sabores da infância com ingredientes 100% orgânicos, o Maní, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, e é comandado pela chef Helena Rizzo, que além de ser uma das juradas do reality gastronômico Masterchef Brasil, já foi reconhecida como melhor chef feminina da América Latina e melhor chef feminina do mundo.
Segundo os críticos da premiação, o restaurante “esbanja charme e aconchego em todos os cantos do salão”. Os destaques do menu foram para o prato de vatapá com lagosta, frango e mamão verde ou o tomate e jabuticaba.
Endereço: R. Joaquim Antunes, 210 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP. Telefone: (11) 97473-8994
Como dizem os franceses, “beurrer la gueule” só nos bons restaurantes, não nesses aí. Desolé.
São os tais que vc tem que comer um sanduíche antes de almoçar lá. Confira na foto.
Da paola GROSELHA vai ganhar o prêmio de pior do século?
Kkk… Aquele restaurante que serve ‘escroto de burro’ não entrou na lista?
Aquele da merendeira argentina que diz que passou o pé nos “amigos” e que detesta bolsonaristas?