O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta segunda-feira, 4, três alertas climáticos. Os avisos são referentes a tempestade e chuvas intensas.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Nos três casos, os alertas surgem na cor amarela, o que representa “perigo potencial” em relação à possibilidade de danos. De acordo com a previsão, a atuação desses fenômenos climáticos se dará até as 10 horas desta terça-feira, 5.
Leia mais:
Conforme o Inmet, os novos alertas atingem áreas espalhadas pelas cinco regiões geográficas do Brasil. Ou seja, parte do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte devem encarar chuvas intensas ou tempestade.
Os alertas de tempestade e chuvas intensas pelo Brasil
O alerta de tempestade abrange áreas do Sul e do Centro-Oeste. De acordo com a meteorologia, todo o Estado do Paraná, quase a totalidade de Santa Catarina (exceção ao extremo sul) e o sul de Mato Grosso vão encarar acumulados de até 50 mm, ventos de até 60 km/h e granizo.
Leia também: “Chuva de granizo deixa camada de gelo de até 10 cm em Santa Catarina”
“Baixo risco de corte de energia elétrica”, avisa o Inmet, em relação aos problemas que podem ocorrer em decorrência do alerta amarelo de tempestade. Estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.”
Os outros dois alertas da vez são de chuvas intensas. Conforme a meteorologia, eles vão afetar áreas de quatro das cinco regiões do país. A exceção, a saber, será a Região Sul — que já tem de encarar mais um aviso de tempestade.
Em ambos os casos, os avisos indicam a possibilidade de acumulados de até 50 mm, além de ventos que podem chegar a 60 km/h. Não há, entretanto, previsão de queda de granizo.
Os problemas dos alertas de chuvas intensas podem ser similares ao da tempestade, observa o Inmet. “Baixo risco de corte de energia elétrica”, informa o instituto, que, contudo, cita outros problemas. “Queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”
Leia também: “Tragédia: temporal derruba telhado de ginásio no RS; uma mulher morre e mais de 50 pessoas ficam feridas”
Chuva e mais chuva
O primeiro dos dois alertas da vez para chuvas intensas pega área que engloba partes de dez unidades federativas:
- São Paulo (com exceção ao litoral sul e às regiões de Campinas e da capital);
- Rio de Janeiro (todo o Estado);
- Minas Gerais (exceto a região de Montes Claros, o nordeste e o leste);
- Distrito Federal;
- Goiás (todo o Estado);
- Mato Grosso (metade sul);
- Mato Grosso do Sul (com exceção à região de Dourados e ao extremo sul);
- Bahia (extremo oeste);
- Piauí (sul); e
- Maranhão (extremo sul).
O outro alerta amarelo de chuvas intensas emitido pelo Inmet na manhã desta segunda-feira afeta áreas de seis dos sete Estados da Região Norte. Ele também atua, conforme a previsão do tempo, sobre partes de Mato Grosso e do Maranhão.
Leia também: “A falsa emergência climática”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste