O Instituto Butantan entregou nesta segunda-feira, 29, mais 5 milhões de doses da CoronaVac para o Ministério da Saúde. Trata-se da maior remessa do imunizante contra a covid-19 liberada para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal até o momento.
Leia mais: “Doria diz que não sabia que ButanVac usava tecnologia dos EUA”
Os caminhões carregados com as doses da vacina deixaram a sede do Butantan logo no início da manhã. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, estiveram no local para acompanhar a liberação dos imunizantes.
O Butantan deve receber, entre os dias 6 e 8 de abril, um novo lote de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção de mais doses da CoronaVac.
Com o novo carregamento, o total de vacinas disponibilizadas pelo Butantan ao PNI chega a 32,8 milhões. Até o fim de abril, esse montante deve ser de 46 milhões. Outros 54 milhões de doses devem ser enviados até o fim de agosto, totalizando 100 milhões.
Leia também: “ButanVac é alternativa no caso de a vacina chinesa ser ineficaz”
Será que essa vacina está servindo para combater a P1 ?
O diretor do Instituto Butantan disse, sem mostrar dados científicos, que sim, mas tem pesquisas científicas dizendo que não, que ela não estimula produção de anti corpos pra essa variante. A última vez que vi algo a respeito, foi isso.