Os municípios de Batatais e Taquaritinga, localizados no interior paulista, serão objeto de um estudo do Instituto Butantan. O chamado “Isolamento Inteligente” tem a intenção de testar, rastrear e monitorar a transmissão local da covid-19. Em Batatais, o projeto se inicia neste sábado, 29. Em Taquaritinga, na próxima quinta-feira 3.
Por meio do aplicativo Tainá/Global Health Monitor, os moradores terão de fazer, diariamente, uma autoavaliação. Se ela indicar que a pessoa pode ter a doença, ou já estar com sintomas, ela será orientada a se dirigir a uma unidade básica de saúde (UBS) e fazer um exame para detectar a covid-19. O Instituto Butantan vai fornecer os testes rápidos de antígeno e de RT-qPCR, que serão distribuídos para as UBSs dos municípios.
Os resultados dos testes, além de dicas de prevenção, endereço de hospitais mais próximos e mapas de risco, chegarão pelo app. Se o resultado for positivo, a pessoa terá de permanecer em isolamento em casa.
Por meio do aplicativo, o morador também vai ser notificado sobre casos positivos para a covid-19 próximos de seu endereço e, desta forma, monitorar sua exposição ao vírus. Os dados dos participantes são sigilosos.
O instituto também informou que vai realizar um inquérito domiciliar em cerca de duas mil residências de Batatais e Taquaritinga, por três meses. Cada município vai ser dividido em 11 regiões e, em cada uma delas, serão sorteadas residências que receberão a visita de agentes de saúde. Todos os moradores poderão fazer o teste rápido para detectar a presença do novo coronavírus. Um novo sorteio vai ocorrer a cada 15 dias, com a seleção de novas casas.
De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas: “Com o isolamento inteligente, será possível manter as pessoas infectadas em suas residências e monitorar os contactantes em tempo real. Essa medida, aliada à vacinação, pode contribuir para que gradativamente os municípios possam manter suas atividades econômicas e, ao mesmo tempo, conter a transmissão do vírus”.
Leia também: “Covid-19: Hemorio estuda tratamento com plasma de vacinados”
Com informações Agência Brasil
O Butantan deveria fazer o isolamento do governador Agripino em algum manicômio. Com certeza essa pandemia acabaria na hora.
Esse seria o melhor isolamento inteligente.
Colocando em prática o controle total…