A prefeitura do município de Canoas, no Rio Grande do Sul, preparou um plano de contingência devido à previsão de chuva para este final de semana. O documento tem vigência a partir desta quinta-feira, 13, até segunda-feira17.
A previsão do Eclima revela que a região pode registrar volumes de chuva entre 50 a 70 milímetros neste domingo, 16, com potencial para novos alagamentos.
O plano de contingência inclui a abertura das subprefeituras e a disponibilização de oito pontos de referência para a população neste domingo.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Equipes da Defesa Civil, do Exército, da Guarda Municipal, da Brigada Militar e cerca de 38 abrigos estarão de prontidão para prestar assistência à população.
Durante uma entrevista coletiva, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD-RS), destacou medidas como a evacuação de áreas frequentemente alagadas e recomendação para que a população evite circular nas zonas de inundação.
Apesar disso, o Eclima ressalta que o volume das chuvas deve ser menor que o registrado entre o final do mês de abril e o começo de maio.
Leia mais
Estado enfrenta mortes por leptospirose
O número de mortes por leptospirose no Rio Grande do Sul chegou a 17. O aumento de casos é resultado da exposição da população às enchentes que atingiram o Estado por mais de um mês.
De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), quatro mortes ainda estão sob investigação e outras sete foram descartadas.
A Secretaria de Estado de Saúde informou que foram notificados 4.516 casos de leptospirose. Desses, 242 foram confirmados, 1.004 descartados e 3.270 continuam em investigação.
As enchentes facilitam a disseminação da doença, transmitida pela exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, principalmente ratos, pela bactéria Leptospira — associada também à falta de saneamento básico e à infestação de roedores.
Os sintomas da leptospirose são divididos em duas fases: precoce e tardia. Na fase precoce, os infectados podem apresentar febre, dor de cabeça, dor muscular, falta de apetite, náuseas e vômitos.
Enquanto isso o governador postiço do RS Paulo Pimenta se prepara para ir para Lisboa, meu Deus o que será do nosso país?