Centenas de pinguins aparecem mortos no litoral de Santa Catarina

Animais foram encontrados em praias da região depois de passagem de um ciclone na última quarta-feira
-Publicidade-
Pinguins mortos aparecem em praia do litoral de Santa Catarina
Pinguins mortos aparecem em praia do litoral de Santa Catarina | Foto: Reprodução

Centenas de pinguins foram encontrados mortos no litoral de Santa Catarina nos últimos dias, depois de passagem de um ciclone pela região, na quarta-feira 10.

Com rajadas de vento de até 110 km/h, a passagem do ciclone obrigou mais de 300 pessoas a deixarem as suas casas em Santa Catarina. Em apenas 48 horas, foram registrados mais de 200 milímetros de chuva.

Na região litorânea, 596 pinguins foram encontrados mortos. A contagem foi feita pela Associação R3 Animal, que atua na região. Apenas 24 animais foram encontrados com vida.

-Publicidade-

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) investiga o caso. Os especialistas trabalham com duas hipóteses. A primeira, de que os animais já estavam sem vida em alto mar e foram arrastados para as praias. A segunda, de que o motivo das mortes foi a passagem do ciclone pela região.

Espécies encontradas em Santa Catarina, os pinguins-de-magalhães geralmente são vistos no litoral sul brasileiro entre junho e novembro. Os animais migram das Malvinas e da Patagônia acompanhando o fluxo da água e em busca de alimento.

Segundo pesquisadores, neste percurso é comum que os pinguins morram, em razão de redes de pesca ou por não conseguirem concluir o trajeto.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. Imagino que essas aves devem seguir alguma corrente marinha mas com a ocorrência desse ciclone bem na época dessa migração, deve ter alterado em muito essas correntes bem durante o seu trajeto a acabaram por se perderem em alto mar, daí…

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.