O governo de São Paulo organiza uma megaoperação de apoio às vítimas da chuva que afeta o litoral paulista neste fim de semana. Houve inundação de casas, deslizamentos de terra e quedas de árvores.
Uma criança de 7 anos morreu em razão de um deslizamento em Ubatuba. Em São Sebastião, por sua vez, uma mulher de 35 anos foi atingida por uma árvore que caiu. Ela chegou a ser resgatada com vida, mas morreu antes de chegar ao hospital. O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), e o secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, estão na cidade. Depois que São Sebastião registrou mais de 600 milímetros de chuva em 24 horas, a Defesa Civil decretou estado de calamidade pública.
Gabinete de Crise, em São Sebastião. Planejamos, junto ao Gov @tarcisiogdf , as ações no apoio às vítimas. Conosco, o Comandante-Geral da PM, Cel Cássio. Não mediremos esforços para ajudar as famílias, com o empenho do Corpo de Bombeiros, PM, PC e Polícia Técnico-Científica. pic.twitter.com/hofjj8LY53
— Guilherme Derrite (@DerriteSP) February 19, 2023
As Forças Armadas devem apoiar a operação do governo paulista. O Batalhão Aéreo de Taubaté, por exemplo, vai disponibilizar helicópteros de alto desempenho para socorrer as vítimas. De acordo com Tarcísio, pelo menos 30 pessoas esperam socorro.
Caos nas cidades
“Infelizmente, chegaram relatos de óbitos”, disse o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB). “Mas a gente ainda não conseguiu confirmar toda a dimensão. Temos muitos bairros isolados, como Barra do Sahy, Toque-Toque e Maresias. Não há como chegar por terra, porque os acessos estão bloqueados, nem pelo mar nem pelo ar, em razão do mau tempo. Fiz um sobrevoo nesta manhã, mas não consegui passar de Maresias.”
De acordo com boletim divulgado nesta tarde pelo governo do Estado, as regiões de São Sebastião que mais sofrem com as chuvas são Camburi e Baleia. “Equipes do Corpo de Bombeiros atendem uma vítima de soterramento”, informou. “Em Boiçucanga, as equipes de emergência auxiliam no atendimento a pessoas isoladas.” Pelo menos 50 casas desabaram e outras ainda correm risco.
Ubatuba também enfrentou problemas. Conforme o Corpo de Bombeiros, uma pedra deslizou sobre uma residência na Rua Benedito Alves da Silva, no bairro de Perequê Açu, na madrugada de domingo. Uma menina morreu na hora.
Em Santos, na Baixada Santista, a chuva alagou diversas ruas e invadiu casas. A Ponte Edgar Perdigão, por exemplo, onde os passageiros tomam as balsas para o Guarujá, foi invadida pela ressaca do mar. Por isso, a travessia de barcas precisou ser suspensa. O Carnaval, no Centro Histórico de Santos, não irá mais ocorrer. São Vicente e Praia Grande, por fim, também registraram alagamentos.
Ver essa foto no Instagram
Em Ilha Bela, por exemplo, a chuva arrastou carros e alagou o interior de pousadas. O abastecimento de água na cidade está interrompido. A programação de Carnaval, com Marchinhas e o Banho da Dorotéia, foi cancelada. O transporte público da Barra Velha ao Borrifos está fora de operação. Não há prazo de normalização.
Vias fechadas
Rodovias que dão acesso ao litoral Norte, como Rio-Santos, Tamoios e Oswaldo Cruz, estão com trechos bloqueados por queda de barreiras. Além disso, houve alagamentos em Santos, São Vicente e Praia Grande. A chuva provocou também a interdição da Rodovia Mogi-Bertioga, que dá acesso ao litoral. Conforme o Departamento de Estradas de Rodagem, houve rompimento de uma tubulação na altura do quilômetro 82, em Biritiba-Mirim. Isso provocou a erosão da pista. As polícias estão orientando os motoristas a usar rotas alternativas do Sistema Anchieta-Imigrantes e a Rodovia dos Tamoios, apenas parcialmente interditada em razão das chuvas.
A Defesa Civil informou que choveu 190 milímetros em algumas regiões do litoral norte nas últimas 12 horas e 250 milímetros ao longo de um dia. Em Ilhabela, choveu quase 230 milímetros em poucas horas.
De acordo com o governo paulista, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil montou um comitê de gerenciamento das ações de atendimento às vítimas da chuva. Seis equipes da Defesa Civil Estadual se dirigiram a São Sebastião para ajudar nos trabalhos.
Leia mais: “Homem que representou Jesus em desfile é hospitalizado”
Mais uma vez acontece o que todos sabem, os caras invadem áreas de encostas totalmente impróprias e ilegais, descartam o lixo em qualquer lugar, as autoridades fazem vistas grossas e não reprimem as invasões e todo mundo aposta que não cai acontecer nada. Quando acontece a culpa é da chuva.
Simples, se as prefeituras evitassem essa icupação irregular de econstas o estado não estaria gastando recurso para resulver esse problema e o dinheiro seria melhor empregado.
A fora todas as demais tragédias causadas pela chuva, inclusive em planícies e regiões litorâneas, uma delas merece meu comentário. Os morros. É inadmissível um país de dimensões continentais, Brasil, ter pessoas morando em morros, seja no Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória – ES e etc. Todas essas populações deveriam ter sido transferidas desses locais para área de baixíssimo risco de alagamentos, inundações e demais tragédias anunciadas na reportagem. Claro, contra a fúria da Natureza pouco pode ser feito, mas os governos têm a obrigação de minorar esses problemas. Remover populações dos morros tem que ser programa sério de qualquer governo.
CUIDADO pessoas Honestas!
Caso os briosos do exército mandarem vcs entrarem em ônibus…poderão serem presos ….CUIDADO!
Perfídia é contagioso!!!
FORA LULALADRAO!!
Judiciário corrupto e golpistas!
O Nine vai sobrevoar São Sebastião jogando Picanha e Cervejinha ?
Nenhuma palavra de apoio do desgoverno federal.
Lula curtindo férias na Bahia após muito TRAPALHO duro de45 dias, façãm bastante L triplo carpado, haja ladrão no desgoverno.
Quando o povo elegeu o melhor presidente desde JK , vieram tragédias e mais tragédias atrapalhar, agora que o povo de são Paulo elegeu o melhor governador de todos os tempos para consertar aquela bagunça, já começa a aparecer desgraças.
Vamos orar meu povo o demo está com eles mas nós temos a força de Jesus Cristo.
Fora capeta, deixa o povo em paz !!
É verdade Fábio , se fosse Bolsonaro presidente, estaria sendo taxado de genocida insensível, mas como é o molusco que divide o dinheiro roubado do povo com eles ninguém fala nada do safado e sua baranga se divertindo.
Fabio Perna , a linha editorial da Revista Oeste nao é a mesma dos comunistas. Sao Paulo tem um governador, e nao devemos seguir o mesmo teatro criado para atacar o Presidente Bolsonaro. Nao fique preocupado, porque o Presidente Lula ira morrer afogado na propria bos ta que anda criando para atacar quem foi o melhor Presidente do Brasil, quem teve a coragem de lutar contra o Sistema politico corrupto e pragado de impostores. A sintese da liberdade de expressao da Revista Oeste:
Ser claro, para nós, significa o seguinte: só escrever de maneira a permitir a compreensão imediata do que está escrito.
Ser conservador, em nosso entendimento, é defender claramente que as coisas boas sejam conservadas.
Achamos que os problemas do capitalismo devem ser corrigidos com mais capitalismo, e não menos.
Estamos convencidos de que o Estado deve interferir o mínimo possível nas atividades lícitas do cidadão.
Somos contra a propensão dos governos de atribuir a si próprios poderes que nunca demos a eles pelo voto democrático.
O fato fundamental sobre as ideias de esquerda, para nós, é bem claro: elas não funcionam.
Feliz Pascoa, que voce tenha o prazer de pegar dois ovos gigantes e assim ficar longe dos comentarios. KKKKKKKK
São Paulo tem um governador competente formou uma boa equipe, acredito q farão o melhor . O Luladrão irá amanhã visitar as áreas atingidas, pobre pessoas q ainda terão q aturar a demagogia desse cidadão desprezivel.
E o Doria que desapareceu. Todos os anos o mesmo teatro, com os pagadores de impostos morrendo no meio das enchentes e desmoronamentos .