publicidade
Brasil

Ciclone extratropical e veranico colocam São Paulo em alerta

A Defesa Civil alertou a população sobre o risco elevado de incêndios em razão do calor e da seca

Taboão da Serra
Em caso de fogo, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Defesa Civil pelo 199 | Foto: Reprodução/Instagram/O taboanense

Fenômenos climáticos elevam o risco de acidentes e incêndios nesta semana em São Paulo.

A Defesa Civil divulgou um alerta que informa que um ciclone extratropical previsto para terça-feira 19 e quarta-feira 20 deve provocar ventos intensos em todas as regiões do Estado.

Receba nossas atualizações

A passagem do ciclone pode ocasionar queda de árvores e galhos, danos em edificações, interrupções na rede elétrica e facilitar a propagação de focos de incêndio em áreas de vegetação.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

No litoral, a previsão aponta para agitação marítima acentuada, trazendo riscos a embarcações e a estruturas localizadas próximas à faixa de praia.

Depois da passagem do ciclone, o Estado deve enfrentar um período de veranico a partir desta quarta-feira, 20.

Uma massa de ar seco, associada a um bloqueio atmosférico, deve elevar as temperaturas e reduzir a umidade.

A previsão indica calor intenso por três a cinco dias, com máximas de 33°C em Bauru, 37°C em São José do Rio Preto e 31°C na capital, valores cerca de 5°C acima da média histórica.

Em caso de fogo, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193 e a Defesa Civil pelo 199 | Foto: Divulgação/Defesa Civil de São Paulo

Governo de São Paulo coordena estratégias de prevenção e resposta

Com o objetivo de coordenar medidas diante do cenário crítico, a Operação SP Sem Fogo reuniu-se na segunda-feira 18 para, definir estratégias de prevenção e resposta.

O encontro contou com a participação do coronel Henguel Ricardo Pereira, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil; da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende; de representantes das áreas de meio ambiente, agricultura, bombeiros, energia e do setor sucroenergético.

Leia também: “O café brasileiro fala inglês, não mandarim”, artigo de Evaristo de Miranda publicado na Edição 282 da Revista Oeste

A orientação da Defesa Civil é para que a população evite se abrigar sob árvores, mantenha distância de fios elétricos rompidos e adote cuidados extras em áreas abertas e rodovias.

No alerta, a Defesa Civil também destacou que o calor e a seca acentuam o risco de incêndios, recomendando não utilizar fogo em terrenos, não queimar lixo e não descartar bitucas de cigarro em estradas.

Em caso de fogo, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Defesa Civil pelo 199.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade