Cidadãos de Manaus podem estar livres da pandemia

A vida pode voltar ao normal em Manaus? Pesquisa aponta que a imunidade de rebanho talvez já seja uma realidade para a população local
-Publicidade-
Manaus foi a primeira cidade a fechar hospital de campanha no Brasil | Foto: TV em Tempo Online/Wikimedia Commons
Manaus foi a primeira cidade a fechar hospital de campanha no Brasil | Foto: TV em Tempo Online/Wikimedia Commons | manaus, coronavírus, enterros, hospital de campanha

Imunidade de rebanho foi atingida em julho, apontam pesquisadores da USP

manaus, coronavírus, enterros, hospital de campanha
Manaus | Foto: TV em Tempo Online/Wikimedia Commons
-Publicidade-

É possível que a vida já possa voltar ao normal em Manaus, capital do Amazonas.  A imunidade de rebanho teria sido atingida, segundo pesquisa coordenada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP). Esse efeito acontece quando a quantidade de contaminados é suficiente para que a própria população (o rebanho) contenha o vírus com as defesas naturais (imunizantes) de cada organismo. O estudo indica que a taxa de contaminação pela doença pode ter se estabilizado entre os meses de junho e julho.

Leia também: Covid-19: mortes em queda no Brasil

Os dados revelam que, até maio, 45,9% da população local já havia contraído o novo coronavírus. No mês seguinte, em junho, a quantia atingiu 64,8%, com uma variação 15 vezes menor em julho — mês em que a proporção de atingidos pela doença se estabilizou em 66,1%.

Entretanto, pesquisadores alertam para o fato de que ainda não há consenso sobre a proporção de uma população que precisa ser infectada com o coronavírus para que a imunidade de rebanho seja alcançada.

Para saber mais sobre o assunto, leia a matéria “O possível caminho da imunidade coletiva”, publicada na edição 17 da Revista Oeste

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

2 comments

  1. Tudo indica que este artigo precisa de nova atualização. Notícias recentes do próprio governo indicam uma segunda onda em Manaus e talvez até a necessidade de isolamento social total.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site