O conselho de ética Comitê Olímpico Brasileiro (COB) decidiu aumentar para cinco anos a punição do jogador de voleibol Wallace de Souza. Ao todo, o atleta ficará fora das competições oficiais por cinco anos. A pena decidida anteriormente era de 90 dias.
Com a nova decisão, Wallace, que é contratado pelo Sada Cruzeiro e chegou a disputar a final da Super Liga no último fim de semana, ficará de fora das disputas até os 40 anos de idade. Atualmente, o jogador tem 35 anos.
O COB também puniu a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) por seis meses. Durante o período, a CBV não receberá o repasse financeiro por parte do comitê olímpico e nenhum tipo de auxílio material.
Além disso, o presidente em exercício da CBV, Radamés Lattari, foi suspenso de todas as atividades vinculadas à entidade por um ano. De acordo com o COB, a CBV sabia que Wallace estaria impedido de participar do jogo da Super Liga, em que o Sada Cruzeiro venceu o Minas Tênis Clube.
“Ao ser relacionado para o jogo do dia 30 de abril de 2023, o atleta Wallace Leandro de Souza, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e a Associação Social e Esportiva Sada (“Sada Cruzeiro Vôlei”) apenas e tão somente descumpriram decisão do COB, exarada pelo seu Conselho de Ética, e, por esta razão, estão sujeitos às sanções devidas”, afirma o conselho do COB, em trecho da decisão sobre Wallace. Por ora, o comitê não puniu o clube.
Relembre o ocorrido com Wallace
A decisão tomada pelo conselho de ética do COB se refere a uma postagem feita por Wallace no Instagram. No dia 23 de janeiro, o jogador postou uma foto com uma espingarda calibre 12 e abriu uma “caixinha de perguntas” para interagir com os seus seguidores. Um deles perguntou: “Daria um tiro na cara do Lula com essa 12?”. Em vez de responder, ele criou uma enquete, na qual perguntou: “Alguém faria isso?”
Com a postagem, o governo federal acionou a Advocacia-Geral da União (AGU).
Na mira da AGU, o jogador apagou a mensagem e se desculpou em suas redes sociais. “Jamais tive a intenção de incitar violência, ódio. Não é da minha pessoa. Não foi isso que o esporte me ensinou e não é isso que eu quero passar.”
Quando voce é bem remunerado e percebe que o governo age como seu antagonista e confisca com 1 real de cada 2 reais que voce ganha, isso é de deixar qquer um louco, isso é escravatura. Mas Wallace não esta sozinho. Outro dia um homem estava na fila do SUS acompanhando sua esposa, em busca de tratamento médico, mas devido a precariedade do serviço oferecido pelo governo, a fila estava muito longa. Então depois de muitas horas de espera, ele acabou perdendo sua compostura e começou a gritar.
Eu ja não aguento mais ficar aqui esperando por um atendimento que nem sei se estará disponível.
Eu odeio o Luladrão mentiroso que nos prometeu um serviço eficiente e rápido.
Eu estou indo la no Palácio do Planalto e vou dar-lhe uma surra ou pior um tiro, por ter mentido ao povo.
Após uns 40 minutos ele retornou e entrou no seu lugar na fila. Outro homem decidiu perguntar-lhe se tinha obtido sucesso.
Ele respondeu que não, lá a fila estava kilométrica.
Muito boa!
Wallace é um craque e está sendo punido por crime de opinião, não que eu seja a favor de tal atitude, mas bastaria uma retratação, acredito que ele não teria coragem para isso, tais palavras devem ter sido em um momento de grande decepção com o estado de direito que o país está passando. Acho que ele deveria deixar o Brasil e ir buscar emprego na Europa, o Brasil está sobre regime de ditadura. Qualquer um pode ser punido por uma crítica seja ela pejorativa ou não.
O cara é experiente, tem grana e comete um erro desses.
Devia ter chamado os amigos pra uma partida com a cabeça do dito cujo, que não pegaria nada, é liberado.
Pra quê precisamos de um Juiz, se temos o Comitê Olímpico?… Consequencia da esculhambação jurídica que estamos vivendo. Mas as instituições estão funcionando…