Confiança dos empresários está no melhor nível desde junho de 2013, aponta FGV

Todos os grandes setores que integram o ICE registraram alta em julho
-Publicidade-
Foto: Scott Graham/Unsplash
Foto: Scott Graham/Unsplash

Medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), o Índice de Confiança Empresarial (ICE) apresentou alta pela quarta vez seguida. De acordo com o relatório divulgado nesta segunda-feira, 2, o indicador teve crescimento de 3,1 pontos em julho, marcando 101,9 pontos no sétimo mês de 2021 — trata-se do melhor nível desde junho de 2013. A escala vai de 0 a 200, e valores acima de 100 significam confiança.

Leia também: “Confiança do consumidor sobe pelo 4º mês e atinge maior patamar desde outubro”

“O ICE rompe em julho a barreira de neutralidade dos 100 pontos, com alta de confiança nos quatro grandes setores pesquisados”, analisa Aloisio Campelo Jr., superintendente de Estatísticas do FGV-Ibre. “Apesar do número agregado favorável, percebe-se ainda bastante heterogeneidade nos resultados. No Setor de Serviços, a percepção sobre a situação atual continua fraca, e a boa notícia é o retorno do otimismo em relação aos próximos meses em segmentos como Alojamento e Alimentação, dois dos que vêm sofrendo mais durante a pandemia. A confiança do Comércio ultrapassou os 100 pontos com avaliações muito favoráveis sobre o presente em segmentos como Materiais de Construção e Veículos, Motos, Partes e Peças e mais fracas nos Súper e Hipermercados. A Indústria, setor com desempenho mais consistente nos últimos meses, continua enfrentando problemas no abastecimento de importantes insumos.”

-Publicidade-

O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) aumentou 1,6 ponto, atingindo 99,7 pontos, ficando no melhor patamar desde outubro de 2013. O Índice de Expectativas (IE-E) subiu 3,0 pontos, para 103,9 pontos, o maior valor desde junho de 2013.

Todos os grandes setores que integram o ICE tiveram alta no mês e, pela primeira vez, eles registram resultados superiores aos do período pré-pandemia, algo até então alcançado somente pela indústria.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro