Diante do avanço da variante Delta do coronavírus em todo o mundo e após a prefeitura de São Paulo ter confirmado o primeiro caso de infecção de um morador da capital pela nova cepa, o Centro de Contingência do governo paulista estuda a possibilidade de antecipar a aplicação de segundas doses dos imunizantes da Oxford/AstraZeneca e da Pfizer.
Atualmente, o intervalo entre a primeira e a segunda doses desses dois imunizantes é de 90 dias. No caso da CoronaVac — a vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e disponibilizada no Brasil pelo Instituto Butantan —, o intervalo é bem menor, de apenas 28 dias.
Leia mais: “SP compra mais 4 milhões de doses da CoronaVac; Butantan antecipa entrega”
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 7, o diretor do Butantan, Dimas Covas, defendeu a antecipação da segunda dose. “Embora as vacinas possam não responder bem à variante, o fato de ter a imunidade completa ajuda substancialmente. É uma medida que tem que ser considerada e é correta”, disse. “Pela sua velocidade, pela rápida disseminação, é provável que a variante Delta seja a de maior predominância no mundo. Ela é muito preocupante.”
Leia também: “SP: aulas presenciais nos ensinos técnico e superior voltam no dia 2 de agosto”
Para o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, a antecipação da segunda dose só será possível se o Ministério da Saúde intensificar o envio de novos lotes dos imunizantes. “Precisamos ter mais doses dessas vacinas para que esse intervalo reduzido possa ser estabelecido. Sem esse alento, sem a liberação do Ministério da Saúde, por mais que essa decisão aconteça, haverá entraves operacionais”, admite.
Leia também: “Governo paulista fará eventos-teste para avaliar pequenas aglomerações”
Há sempre um Covas cavando covas para enterrar a população precocemente. Além de abrir covas para caçar até ao último centavo do Governo Federal. E é o próprio povo, inclusive muitos da suposta direita, implorando por vacina. Bééééééééé…
Daqui a pouco vai surgir a variante Calcinha apertada e vão querer vender a quarta e quinta dose $$$$$$$$$$.