Covid-19: Brasil tem quase 200 voluntários em possíveis testes de vacina

Atualmente, existem 76 vacinas contra a covid-19 sendo desenvolvidas, 71 em estágio pré-clínico e 5 em fase clínica,de acordo com um balanço da Organização Mundial de Saúde, com dados até 20 de abril.
-Publicidade-
Vacina contra a gripe | Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR
Vacina contra a gripe | Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR

Site internacional recebe cadastro de pessoas interessadas em fazer parte dos testes clínicos

Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR
-Publicidade-

O Brasil tem quase 200 voluntários inscritos em uma plataforma internacional que está convocando pessoas dispostas a se infectar de propósito com o novo coronavírus em testes múltiplos de vacinas.

A plataforma, chamada 1 Day Sooner, já conta com 3,9 mil inscritos de 52 países. De acordo com os organizadores, até ontem 182 eram brasileiros.

Para desenvolver qualquer tipo de vacina, os cientistas precisam que ela passe inicialmente por testes pré-clínicos, in vitro ou em animais, para demonstrar a segurança do produto.

Depois, há os ensaios clínicos, que podem se desdobrar em quatro fases. Uma das mais demoradas é justamente o teste realizado em humanos, segundo informações do portal G1.

Atualmente, existem 76 vacinas contra a covid-19 em desenvolvimento, 71 em estágio pré-clínico e cinco em fase clínica, de acordo com um balanço da Organização Mundial da Saúde, com dados colhidos até 20 de abril.

Em 31 de março, pesquisadores dos Estados Unidos e da Inglaterra publicaram um estudo científico no Journal of Infectious Diseases em que defendem os testes múltiplos em voluntários para acelerar o desenvolvimento de vacina contra a covid-19.

“Esses ensaios podem subtrair muitos meses do processo de licenciamento, disponibilizando vacinas eficazes mais rapidamente”, argumentam os autores do artigo.

Os pesquisadores avaliam que os riscos de infectar voluntários com o novo coronavírus sejam  amenizados se os testes forem feitos em pessoas fora do grupo de risco.

 

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site