O presidente Jair Bolsonaro surpreendeu nesta quarta-feira, 10, ao aparecer de máscara na cerimônia em que sancionou projetos que facilitam a compra de vacinas contra a covid-19 pelo Brasil e autorizam a União, Estados e municípios a assumirem responsabilidades por eventuais efeitos colaterais causados pelos imunizantes.
Leia também: “O que falta para o Brasil acelerar a vacinação?”, reportagem de Cristyan Costa e Paula Leal publicada na Edição 50 da Revista Oeste
Além de Bolsonaro, os ministros e demais autoridades que compareceram ao evento no Palácio do Planalto também usaram máscaras e mantiveram o distanciamento social.
Leia mais: “Ministério da Saúde cita risco de parar vacinação e pede ajuda à China”
O presidente sancionou três propostas: o Projeto de Lei (PL) 534/2021, que facilita a aquisição de vacinas pelos governos federal, estaduais e municipais, além da iniciativa privada; a Medida Provisória (MP) 1.026/2021, que permite compra de vacinas antes de aval da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dá sete dias úteis para a agência decidir sobre a aprovação para uso emergencial de imunizantes no país; e o PL 2.809/2020, que prorroga até o dia 31 de dezembro de 2020 a suspensão da obrigatoriedade de manutenção de metas pelos prestadores de serviço de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
“O Brasil está fazendo a sua parte e o governo tem mostrado o seu trabalho”, afirmou Bolsonaro. “Já foram entregues vacinas para 100% dos idosos acima dos 85 anos, entre eles a minha mãe, que tem 93 anos de idade. Até o final do ano, teremos mais de 400 milhões de doses disponíveis aos brasileiros.”
O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, por sua vez, destacou a importância da vacinação em massa da população brasileira para que o país supere a pandemia. “É importante que não possamos deixar de compreender a necessidade de produção nacional. Sem a produção da Fiocruz e do Butantan, nós hoje praticamente não teríamos vacinado ninguém. E nós temos que investir cada vez mais nesse caminho”, disse.
Leia também: “Vacina da Pfizer neutraliza variante brasileira do coronavírus”
Bobagem. Toda vez que qq um deles testa postivo pra covid todos eles passam a usar máscara. É assim desde o início da pandemia. Até eu que não sou jornalista sei disso e os jornas não sabem e ficam fazendo fofoquinha. Tem jorna dizendo que Bolsonaro tá usando máscara por causa do Lula. Essa fofocada irrelevante cansa.
Parabéns Presidente!
“As máscaras não funcionam: uma revisão da ciência relevante para a política social do COVID-19”. Fonte: https://www.rcreader.com/commentary/masks-dont-work-covid-a-review-of-science-relevant-to-covide-19-social-policy
Máscaras NÃO FUNCIONAM. Fico estarrecido como a maioria das pessoas fica repetindo o monte de asneiras que a grande imprensa impõe como verdade. Ninguém pesquisa, ninguém questiona, apenas obedecem e repetem. Não há um único estudo que comprove a eficácia das máscaras em evitar o contágio viral, porém há dezenas de estudos sérios que comprovam que, além de não funcionarem, causam doenças. Leiam isso (em inglês) e deixem se ser zumbis da Folha, Globo e Estadão. https://swprs.org/face-masks-evidence/
As máscaras são um absurdo, e nos deixa sufocados. Principalmente pra quem tem sinusite.
Usa máscara pra calar a boca dessa imprensa zé do caixâo!!!