O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), está disposto a gastar para reforçar a segurança da maior cidade do país. Ele assumiu o município depois da morte de Bruno Covas, em maio de 2021, e será candidato à reeleição em 2024.
Nos planos do chefe do Executivo está a contratação de um sistema de monitoramento via câmeras para vigiar as ruas da cidade. A ideia é que sejam instaladas 20 mil câmeras até 2024, ao custo de aproximadamente R$ 7 milhões por mês.
O programa Smart Sampa tinha pregão eletrônico previsto para dezembro do ano passado, mas foi suspenso pela administração para modificação de pontos criticados no projeto.
Agora, o prefeito afirma que está aguardando apenas a liberação do Tribunal de Contas do Município para relançar o edital.
“O que temos é a intenção de instalar 20 mil câmeras na cidade, para reduzir a criminalidade, entre outros benefícios, como identificar quem roubou, estuprou ou mesmo quem está desaparecido. Todo lugar hoje já tem câmeras, o que precisamos é usá-las a favor da cidade”, disse Nunes, ao jornal Estado de S. Paulo, na terça-feira 24.
A tecnologia vai permitir o reconhecimento fácil e a integração entre os serviços públicos. As imagens serão encaminhadas para uma central, que, segundo o prefeito, será montada no prédio do antigo Correio, no centro da capital.
Crédito Social tá chegando. É tudo um grande laboratório.
Não com o meu voto.
Estou de acordo com as medidas do Prefeito. Com certeza, a cidade de São Paulo ficará mais segura.