O Estado de São Paulo e o município do Rio de Janeiro retomam as aulas presenciais na rede pública a partir desta segunda-feira, 18.
Outros nove Estados brasileiros já decretaram o retorno dos estudantes: Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Santa Catarina.
São Paulo
As redes de ensino estadual e privada retomam o ensino presencial para todos os alunos. Porém, de acordo com o governo paulista, nesse momento, as escolas deverão manter o distanciamento de 1 metro entre os estudantes.
Em novembro, essa regra não será mais exigida, e, portanto, o retorno de 100% dos alunos será obrigatório. De acordo com a Secretaria da Educação, apenas 24% das escolas estaduais têm a estrutura necessária para receber todos os estudantes. Por isso, o prazo de adaptação.
Desde setembro do ano passado, o Estado retomou as aulas presenciais durante a pandemia, mas manteve um porcentual limitador de 35% dos alunos matriculados por dia.
Rio de Janeiro
Segundo a prefeitura, voltam nesta segunda-feira os alunos da pré-escola, 1º, 2º, 5º e 9º anos e Carioca II, de aceleração do ensino. Os demais estudantes retornarão na próxima etapa, definida para o dia 25 de outubro.
A estratégia da prefeitura é priorizar o retorno dos alunos em fase de alfabetização e daqueles que estão terminando a educação infantil. Para esta primeira etapa, 300 mil dos 644 mil estudantes voltam às 1,5 mil escolas da rede.
segundo fontes ,que não quiseram se identificar ,varios professores entraram em crises nervosas por terem que trabalhar ,afinal soa 2 anos ganhando e sem trabalhar sera muito dificil para os professores a readequação com as “chatas” das crianças
Infelizmente não é verdade. As escolas estaduais dizem que só em novembro irão retomar as aulas na plenitude e tenho ainda as minhas dúvidas se o farão.
As crianças estão num enorme prejuízo.
Aqui no Rio de Janeiro, a escola particular do filho da minha prima, está aberta desde fevereiro. As mães se não estivessem confortáveis em levar seus filhos, eles poderiam continuar a assistirem as aulas de casa. Conclusão: da turma dele apenas dois alunos não foram, o restante voltaram normalmente. O pensamento da minha prima: Se ele pode viajar, pode ir à escola.