Levantamento garante que, no primeiro semestre deste ano, o país registrou 22,6 mil mortes violentas
Em meio ao isolamento social, o Brasil registrou alta de 6% no número de assassinatos no 1° semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2019. É o que informou nesta sexta-feira, 21, o Índice Nacional de Homicídios do G1. O levantamento foi feito com base nos dados oficiais dos 26 Estados, mais o Distrito Federal. De janeiro a junho, houve 22,6 mil mortes violentas, contra 21,1 mil nos seis primeiros meses do ano passado, conforme o estudo.
Portanto, a violência aumentou mesmo com poucas pessoas nas ruas e em meio ao confinamento. Além disso, a alta de mortes neste ano interrompe a tendência positiva que o Brasil vinha apresentando. Em 2018 e 2019, foram recordes as baixas nos assassinatos. No ano passado, por exemplo, a queda chegou a 19% e o número total de vítimas foi o menor desde 2007, quando o Fórum Brasileiro de Segurança Pública passou a coletar os dados.
Quer saber por que o isolamento social radical não é eficaz? Leia a reportagem “O erro do lockdown”, publicada na edição n° 14 de Oeste
O problema é que a justiça soltou um monte de criminosos devido a COVID.
Exatamente!
Reproduzindo notícias do G1 com dados do próprio G1, sera que podemos confiar?