A Embraer anunciou a assinatura de um acordo de investimento para participação minoritária na XMobots, empresa brasileira referência na produção de drones.
O valor da negociação não foi revelado. O investimento será realizado via fundo de recursos, cuja cotista única é a Embraer, com opção de aporte adicional futuro.
Em nota divulgada nesta terça-feira, 20, a empresa informou que o negócio tem o objetivo de acelerar o futuro do mercado de drones autônomos de médio e grande porte, exploração conjunta de novos nichos de mercado e ampliar a rede de colaboração em pesquisa de novas tecnologias que tenham sinergias com as áreas de desenvolvimento tecnológico, unidades de negócio e inovação da Embraer, bem como a Embraer-X.
“Nossa estratégia de investimento e operações de capital de risco têm forte ênfase na inovação e em parcerias, que são pilares do nosso plano de crescimento para os próximos anos”, destacou na nota Daniel Moczydlower, CEO da Embraer-X.
A XMobots aposta na mobilidade aérea urbana. Além do investimento, há possibilidade de troca de experiências e desenvolvimento de tecnologia em conjunto. Fundada em 2007 no interior de São Paulo, a XMobots é considerada a 14ª maior empresa de drones civis do mundo.
![](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2022/09/xmobots.jpg)
“Este engajamento resulta em inovações como plataformas provedoras de serviços com drones, tecnologias híbridas de propulsão e potência, inteligência artificial de análise de imagens e principalmente em certificações aeronáuticas”, explicou Giovani Amianti, fundador e CEO da Xmobots.
Com o recurso investido pela Embraer, o plano da empresa é entrar em novos segmentos. “Com este investimento, conseguiremos caminhar juntos no desenvolvimento de tecnologias que consolidarão os robôs aéreos autônomos e aceleraremos as soluções para os mercados que são pontos de convergência entre a XMobots e a Embraer”, destacou o executivo.