Embraer anuncia investimento em empresa de drones

O alvo é a brasileira XMobots, referência no segmento aéreo autônomo

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
A Embraer informou que o negócio tem o objetivo de acelerar o futuro do mercado de <i>drones</i> autônomos
A Embraer informou que o negócio tem o objetivo de acelerar o futuro do mercado de drones autônomos | Foto: Divulgação

A Embraer anunciou a assinatura de um acordo de investimento para participação minoritária na XMobots, empresa brasileira referência na produção de drones.

O valor da negociação não foi revelado. O investimento será realizado via fundo de recursos, cuja cotista única é a Embraer, com opção de aporte adicional futuro.

Em nota divulgada nesta terça-feira, 20, a empresa informou que o negócio tem o objetivo de acelerar o futuro do mercado de drones autônomos de médio e grande porte, exploração conjunta de novos nichos de mercado e ampliar a rede de colaboração em pesquisa de novas tecnologias que tenham sinergias com as áreas de desenvolvimento tecnológico, unidades de negócio e inovação da Embraer, bem como a Embraer-X.

-Publicidade-

“Nossa estratégia de investimento e operações de capital de risco têm forte ênfase na inovação e em parcerias, que são pilares do nosso plano de crescimento para os próximos anos”, destacou na nota Daniel Moczydlower, CEO da Embraer-X.

A XMobots aposta na mobilidade aérea urbana. Além do investimento, há possibilidade de troca de experiências e desenvolvimento de tecnologia em conjunto. Fundada em 2007 no interior de São Paulo, a XMobots é considerada a 14ª maior empresa de drones civis do mundo.

A empresa se tornou referência, sobretudo, no mercado agrícola brasileiro | Foto: Divulgação

“Este engajamento resulta em inovações como plataformas provedoras de serviços com drones, tecnologias híbridas de propulsão e potência, inteligência artificial de análise de imagens e principalmente em certificações aeronáuticas”, explicou Giovani Amianti, fundador e CEO da Xmobots.

Com o recurso investido pela Embraer, o plano da empresa é entrar em novos segmentos. “Com este investimento, conseguiremos caminhar juntos no desenvolvimento de tecnologias que consolidarão os robôs aéreos autônomos e aceleraremos as soluções para os mercados que são pontos de convergência entre a XMobots e a Embraer”, destacou o executivo.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.